Qual é o aspecto que mais prejudica o funcionário?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Aspectos subjetivos ou questões pessoais podem contaminar a análise e levar a um quadro que não condiz com a realidade daquele colaborador. Também é necessário ter maturidade e inteligência emocional para, além de avaliar de maneira justa, conseguir dar um feedback construtivo.

Fatores que prejudicam o trabalho em equipe

  • Falha na comunicação.
  • Individualismo.
  • Desvalorização do trabalho.
  • Falta de comprometimento.
  • Falhas na liderança.

5 atitudes que vão te prejudicar no trabalho

  1. Faltas constantes. Se você vai faltar, é bom ter uma boa explicação para isso. ...
  2. Crítica aos colegas. Nem pessoal nem profissional. ...
  3. Uso indevido dos recursos da empresa. ...
  4. Reclamações em público. ...
  5. Mentiras.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Vários comportamentos podem sujar a imagem de um profissional e ele nem percebe isso. Apatia, cansaço constante, falta de ânimo ou iniciativa e até mesmo uma feição de cansado ou emburrado podem ser tipos de comportamentos mal vistos em organizações, independente de seu tamanho.

7 hábitos nocivos que você deve evitar no ambiente de trabalho

  • 1 – Ser negativo. ...
  • 2 – Se envolver em fofoca. ...
  • 3 – Criticar e repreender colegas em público. ...
  • 4 – Evitar feedback. ...
  • 5 – Não saber trabalhar em equipe. ...
  • 6 – Ser desorganizado. ...
  • 7 – Interromper os colegas enquanto falam.

Joquebede Morbeck

  • Individualismo e Falta de Objetivos.
  • Liderança Despreparada.
  • Falta de Comprometimento.
  • Inflexibilidade.
  • Comunicação Ineficiente.
  • Desvalorização do Trabalho do Colega.
  • Falta de Sinergia no Grupo.

Principais problemas que afetam a qualidade de vida no trabalho

  • Falta de comunicação. ...
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. ...
  • Ausência de ferramentas adequadas para execução das tarefas. ...
  • Treinamento inadequado ou inexistente. ...
  • Ambiente de trabalho desconfortável.

Tomar feedbacks negativos como perseguição pessoal, melindrar-se diante de críticas construtivas, perder a calma e apelar para gritos e grosserias. Estes sintomas podem indicar que o profissional peca em relação ao equilíbrio emocional, segundo Meiry.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais. Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores. E, é claro, reflita sobre as informações apresentadas por eles.

Não ter flexibilidade na comunicação e vontade de entender o que o outro está falando, é uma das principais atitudes negativas dentro do trabalho. Você precisa falar a linguagem do seu receptor. Não se fala com o dono da empresa da mesma forma que com o auxiliar de limpeza.

Feedback — 5 Exemplos de Pontos a Melhorar Profissionalmente

  1. Capacidade crítica. Independentemente da área de atuação desenvolver a capacidade e posicionamento crítico é uma necessidade de todo profissional. ...
  2. Relacionamento interpessoal. ...
  3. Formação multidisciplinar. ...
  4. Capacidade de inovar. ...
  5. Inteligência emocional.

Fique ligado

  1. 1 Comprometimento zero.
  2. 2 Apropriar-se das ideias dos outros.
  3. 3 Não aceitar feedbacks.
  4. 4 Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou.
  5. 5 Puxar o tapete.
  6. 6 Chegar sempre atrasado.
  7. 7 Descontrole emocional.

Se a situação está pautada em uma única pessoa, procure conversar diretamente com ela. Não caia naquele erro de ficar fazendo fofoca no trabalho, e tampouco dê atenção ao que estão falando sobre você. Mas sim, seja maduro o suficiente para conversar com quem está causando a situação desagradável e seja franco.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

O que são pontos negativos? Pontos negativos, ou pontos fracos, geralmente são chamados de “pontos a desenvolver”, porque esse último termo diminui um pouco da carga negativa dessa expressão.