Qual e o bairro mais antigo da cidade de Natal?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O atual bairro da Cidade Alta, também chamado de "Centro", foi o local onde nasceu o município do Natal, Rio Grande do Norte, em 25 de dezembro de 1599. É considerado, portanto, o berço da cidade, sendo seu primeiro núcleo de povoamento.

Capim Macio

Capim Macio
O bairro, que dá acesso à Praia de Ponta Negra, é um dos um dos mais valorizados de Natal. Com perfil residencial, apesar da tranquilidade o Capim Macio está próximo a restaurantes, supermercados, bancos, shoppings, como o Orla Sul e Sea Way, e de três faculdades.

Segunda menor capital do país em extensão territorial, o município de Natal possui 36 bairros. A cidade divide-se em quatro regiões administrativas: Norte, Sul, Leste e Oeste. Os bairros são subdivididos em diversos conjuntos e/ou loteamentos.

Mossoró, capital do Semiárido Nordestino, é a maior cidade do interior e a segunda maior do Rio Grande do Norte. Parnamirim, situada na Região Metropolitana de Natal, ao sul da capital, é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Norte.

423 anos

Capital do Rio Grande do Norte, Natal completa 423 anos neste domingo (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato de ter sido fundada no dia 25 de dezembro de 1599, dia do feriado religioso do Natal.

A fundação de Natal pode ter ocorrido há 400 anos, em 1597, ano em que os portugueses devem ter estabelecido um povoado na planície costeira e arenosa próxima à foz do rio Potengi. Logo depois, iniciaram nos arredores a construção do forte dos Três Reis Magos.

Forte dos Reis Magos - Monumento histórico mais importante de Natal e marco inicial da história da cidade. Construído entre 1598 e 1630, na barra do rio Potengi. Seu traçado é atribuído ao padre jesuíta Gaspar de Sampères, de acordo com teorias arquitetônicas renascentistas italianas do século XVI.

Preta, Nova Descoberta, Bom Pastor, Cidade Nova, Guarapes, Pitimbú, Candelária, Neópolis, Capim Macio, Ponta Negra, Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara, Redinha e Salinas, conforme Memoriais Descritivos e Mapas (Anexos 01 a 34) que passam a ser parte integrante desta Lei.

Melhores bairros para morar em Natal e praticar atividades ao ar...

  • Ponta Negra. É uma das regiões mais procuradas por turistas e se destaca pela variedade de bares e restaurantes que agitam a vida noturna. ...
  • Lagoa Nova. ...
  • Petrópolis. ...
  • Candelária. ...
  • Tirol.

Melhores bairros para morar em Natal

  • Petrópolis. ...
  • Calendária. ...
  • Ponta Negra. ...
  • Tirol. ...
  • Capim Macio. ...
  • Lagoa Nova.

Os lugares mais bonitos de Natal são os pontos mais visitados do Rio Grande do Norte. Obviamente, locais famosos como a Praia de Ponta Negra, as Dunas de Genipabu e o Maior Cajueiro do Mundo figuram como cenário na maior parte das fotos dos turistas que visitam a cidade.

As maiores cidades em população do estado, além da capital Natal, são Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A capital potiguar, Natal, é a maior cidade e um dos principais centros turísticos do Rio Grande do Norte.

Neste mapa pode-se observar que os bairros mais populosos são os de Parque dos Eucaliptos (14.363 hab), Emaús (11.749 hab), Passagem de Areia (10.952 hab) e Parque do Pitimbú (10.589 hab), ao passo que os bairros com menor população são Santa Teresa (4.267 hab), Liberdade (4.150 hab), Cohabinal (3.890 hab) e Parque de ...

Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Natal possui 859 moradores de rua atualmente.

A cidade com menos habitantes do estado é a mesma de 12 anos atrás: Viçosa, com 1.822 habitantes - a única com menos de 2 mil habitantes.

Saiu de uma população de 803.739 para 751.932 habitantes. Natal perdeu 6,4% de sua população. Nesse período, a capital do Rio Grande do Norte diminuiu mais do que uma Currais Novos (a nona cidade mais populosa do Estado), com 45,022 habitantes.

Origem do Natal
O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

São Vicente

Saiba mais da cidade mais antiga do Brasil: São Vicente, em São Paulo. O nome da cidade mais antiga do Brasil foi dado pelo navegador português Gaspar Lemos, em 1502. À época, ele passou pelas terras homenageando o santo católico São Vicente Mártir e batizando o local com esse nome.

Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.