Por que a gente monta a árvore de Natal no Natal?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

As árvores eram usadas como decoração no solstício de inverno e simbolizavam que, ao final dessa estação, o sol iria reaparecer e as plantas voltariam a crescer. Mas apesar de já serem usadas há séculos, foi por volta dos anos 1500 que as árvores de natal tornaram-se um costume cristão.

A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

Segundo especialistas, montar a decoração de Natal mais cedo provoca o aumento das emoções para esta época festiva e proporciona uma nostalgia. Isso interfere positivamente para todos aqueles que possuem lembranças da infância e se sentem felizes com elas.

Mas, há alguma 'maldição' ou azar para as famílias que demonstraram antes e vão contra a tradição? A resposta é “não”. O importante, no final das contas, é que cada pessoa consiga guardar a sua decoração encanta para as festas do ano seguinte.

Após as celebrações de final de ano, chega a hora de desmontar e guardar os enfeites para o próximo. A data mais difundida para remoção dos adereços natalinos é 6 de janeiro, o Dia de Reis, doze noites após o Natal.

Significado do Papai Noel
O "bom velhinho", gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus. Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel dizendo o que querem ganhar.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.

Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino. "Pela tradição católica, o encerramento do Natal é hoje (Dia de Reis). A partir de hoje, entra um novo ciclo, o ciclo da missão de Jesus.

Comece pelas luzes
Após montar a estrutura da árvore, comece colocando as luzes. Posicione o pisca-pisca de baixo para cima.

Para um melhor aproveitamento do espaço, coloque a árvore de Natal próxima de janela ou da varanda, assim é possível admirar ainda mais a sua beleza e otimizar o espaço. É importante que a árvore de natal não impeça a circulação no local, evitando deixa-la muito perto de sofás e mesas de jantar.

Celebração de prosperidade
A verdade é que enfeitar árvores para festas sempre leva a tempos mais antigos do que você possa imaginar. Essas origens estão em culturas antigas como as de romanos e egípcios e tinham como objetivo celebrar prosperidade e fertilidade da natureza.

A colocação de enfeites deve ser intensificada a partir de 17 de dezembro (momento em que as leituras bíblicas começam a falar do nascimento de Jesus).

Se o pinheiro estiver em boas condições de saúde e receber os cuidados adequados, ele deve durar bem por 20 dias. A partir disso, já começa a secar e as folhas vão murchando.

Vermelho. O clássico natalino, aquele que nunca sai de moda. O vermelho novamente entra como protagonista. Sendo a cor principal, em decoração de sua árvore, de sua mesa de jantar e também das decorações a parte.

Árvore de Natal
E para tornar o momento de guardar mais fácil, basta tirar os enfeites, fechar os galhos da árvore com cuidado e acomodá-la na caixa original. Caso não tenha mais, você pode guardá-la dentro de um pacote de plástico resistente ou TNT e passar fita adesiva em volta.

Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis.

Apesar de muitas vezes ser dito que o Papai Noel usa um casaco vermelho porque essa é a cor da Coca-Cola, a verdade é que Noel já era representado com um casaco vermelho antes de Sundblom pintá-lo.

A atual imagem do Papai Noel tem origem de um poema publicado por Clement Clarke Moore na primeira metade do século XIX. O poema ficou conhecido como “A Visit from Saint Nicholas” (Uma Visita de São Nicolau), muito conhecido também como “Twas the Night Before Christmas” (É Véspera de Natal).