Qual é o certo Embu ou umbu?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A grafia correta da da fruta é “Umbu”. O umbuzeiro também é chamado de “arvore sagrada do sertão” e trata-se de uma planta com até sete metros, tronco curto e copa no formato de um guarda-chuva.

O umbu é uma fruta tipicamente brasileira. Natural da Caatinga, costuma ser consumida in natura, preferencialmente quando está completamente madura. Também conhecido como imbu ou jique, tem como principais propriedades as vitaminas de sua composição, sendo a A e a C as mais abundantes.

Embu (Spondias tuberosa L.)

Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Alagoas, imbu e imbuzeiro; na Bahia, imbu, umbu e umbuzeiro; no Ceará, ambu, embu, imbu, imbuzeiro, ombu e umbuzeiro; na Paraíba, imbuzeiro e umbuzeiro; no Piauí e em Sergipe, imbuzeiro; e em Pernambuco, imbu, imbuzeiro, umbu e umbuzeiro.

tuberosa possui nomes vulgares pelo Brasil, por exemplo, Alagoas, imbu e imbuzeiro, na Bahia, imbu, umbu e umbuzeiro, no Ceará, ambu, embu, imbu, imbuzeiro, ombu e umbuzeiro, na Paraíba, imbuzeiro e umbuzeiro, no Piauí e em Sergipe, imbuzeiro e umbuzeiro, e em Pernambuco, imbu, imbuzeiro, umbu e umbuzeiro.

Semente e casca de umbu possuem nutrientes e compostos com potencial bioativo. O umbu contém nutrientes e compostos com potencial bioativo não apenas na sua parte comestível, mas também na sua casca e semente.

Além de ser consumido in natura, o umbu pode render receitas de geleias, compotas, mousses, sorvetes e outros doces. O suco de umbu, em especial, é muito indicado para limpar o organismo, pois é altamente hidratante, rico em vitaminas e antioxidantes.

Fruto do umbuzeiro, o umbu tem origem sertaneja, vem lá do nordeste do Brasil. Além do suco do próprio fruto, é possível extrair uma bebida refrescante também da raiz de sua árvore.

O fruto ajuda também a combater doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes e é rico em cálcio, fósforo e ferro, nutrientes que auxiliam, entre outras coisas, a fortalecer a imunidade. “A principal propriedade do umbu são as vitaminas do complexo A, complexo B e complexo C.

Com um sabor levemente ácido e aromático, o cajá é conhecido também como umbu-cajá, cajá-miúdo, taperebá ou acajá. A fruta típica do nordeste brasileiro é rica em nutrientes e se consumida com regularidade oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a promover saúde e bem-estar.

Elas possuem propriedades medicinais e são muito usadas na medicina caseira para o tratamento de diarreias e no controle de verminose. O suco das raízes do umbuzeiro é uma bebida saudável, que proporciona ao sertanejo doses apreciáveis de sais minerais e de vitaminas, principalmente de vitamina C.

Das 18 espécies do gênero Spondias, como umbu-cajá, cajarana, ceriguela e umbuguela, várias são pouco estudadas e sua produção é totalmente extrativista, ou seja, são coletadas diretamente da natureza e não cultivadas em pomares comerciais.

Frondosa e frutífera, com raízes onde se sobressaem 'batatas' que acumulam litros e mais litros de água precipitada da chuva, essa espécie de planta mistura histórias de resistência e convivência com o semiárido, ao ponto de o escritor Euclides da Cunha descrevê-la como “Árvore sagrada do sertão”.

umbus | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No norte da Bahia, entre os municípios de Curaçá, Uauá e Canudos, centenas de agricultores ligados a Coopercuc, principal cooperativa da região, estão colhendo a maior safra de umbu dos últimos três anos.

Esses povos eram caçadores-coletores nômades que se alimentavam de animais, frutas e mel, e viviam em áreas abertas, construindo abrigos em topos de colinas, de onde poderiam controlar as redondezas, mas também procuravam áreas ribeirinhas e grutas naturais.

O mês de janeiro é o período em que inicia a safra do umbu nos municípios da região nordeste e no estado de Minas Gerais, durando quatro meses, de janeiro a abril.

O taperebá é o famoso cajá, porém é popularmente conhecido na Amazônia com essa pronúncia.