Qual é o código do CPF?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

Basicamente, é uma espécie de manobra. algébrica feita para validar o CPF. Isso quer dizer que se o seu CPF tem uma dessas somas, significa que ele é real e válido.

Para transformar o seu CPF em código de barras vá até BarcodesInc ou Barcoding, digite o seu CPF e pronto! A Lidi Faria deu uma sugestão bacana! Imprima o seu código em uma etiqueta e cole atrás do cartão refeição ou em outro cartão qualquer! Simples e fácil.

Para ver a situação do CPF de alguém, basta entrar no site da Receita Federal e consultar o número do CPF e a data de nascimento desta pessoa.

No número do CPF, o nono dígito corresponde à região fiscal do endereço informado no primeiro cadastramento feito pelo cidadão.

Desde o início das inscrições para receber o Auxílio Emergencial de R$ 600, pessoas cujo CPF é iniciado pelo algarismo zero não estão conseguindo ter seu cadastro aprovado. O mesmo acontece com dependentes de quem tem CPF que começa por zero.

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

A primeira confecção do CPF e do titulo do eleitor da Marisa Aparecida dos Santos, 43 anos, moradora de Santa Izabel do Oeste.

Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

Um meio interessante para a conferência do número do CPF é identificar o Estado em que foi emitido. Esse número corresponde ao último algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.

A data de nascimento é uma informação contida no documento de cadastro de pessoa física. Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa.

No celular

  1. Baixe o app da Receita Federal (Android | iOS);
  2. Toque em “Outros serviços”;
  3. Selecione a opção “Regularização de suspensos”;
  4. Preencha todos os dados solicitados;
  5. Toque em “Enviar”.

Como imprimir o CPF sem o número
A solução neste caso é tentar recuperar o número do CPF em algum estabelecimento, plataforma online ou instituição que você tenha cadastrado seu CPF. Para isso, talvez seja necessário apresentar um documento de identificação para confirmar a sua identidade.

Ao realizar a consulta do seu CPF, pode aparecer como resultado “Dígito verificador 02”. Isso significa que o status do seu CPF é suspenso. Se o dígito for 00, ele estará em situação regular.

Quantos números tem o CPF
O número de CPF é composto por 11 dígitos. Os 9 primeiros são os números base, e os 2 últimos são os chamados dígitos verificadores, que são utilizados para validar se os 9 números base estão corretos.

De acordo com a Receita Federal, os CPFs de todos os brasileiros contribuintes se encaixam ou na categoria regular, ou em uma das seguintes:

  1. CPF suspenso. O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. ...
  2. CPF cancelado. ...
  3. CPF nulo. ...
  4. CPF de titular falecido. ...
  5. CPF pendente de regularização.

O CPF é único, individual e intransferível. Mesmo que haja apenas um número associado à pessoa, há situações nas quais pode haver problemas com a situação cadastral ou fiscal do indivíduo, o que torna o CPF irregular.

Campo não obrigatório e retificável, de 14 (quatorze) caracteres numéricos para o caso de CNPJ, 11 (onze) caracteres numéricos para o caso de CPF, conforme domínio cadastro de CNPJ/CPF, e de no máximo 10 (dez) caracteres numéricos para o caso de passaporte. Não deve conter ponto “.”, hífen “-“ e barra “/”.

Com a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o número do Registro Geral foi substituído pelo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tornando-se o principal dado do documento.

Em dezembro de 1977, foi aprovado outro modelo para inscrição no CPF, denominado Ficha de Inscrição Cadastral (FIC). Em 1980, foi aprovado outro formulário, o Modelo de Inscrição e Atualização (MIA).

No início dos anos 70, os contribuintes receberam duas vias de um cartão chamado Cartão de Identificação do Contribuinte (CIC).