Qual é o conceito de civilização?

Perguntado por: eornelas8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.

Costuma considerar-se que a civilização se inicia a partir do século XV, com a Era dos Descobrimentos, e se fixa a partir do século XVIII com a Revolução Industrial. A noção de civilização, por outro lado, pode usar-se como sinónimo de cultura.

Numa civilização está incluída em fatores como organização política e expressões sofisticadas como, por exemplo, a escrita. Uma sociedade de avançou, uma sociedade que enxergou suas possibilidades e a interação humana, este tipo de sociedade é considerada como uma civilização.

Para Samuel P. Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.

As civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material. Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492.

A prosperidade de uma nação inteira é civilização, enquanto a prosperidade de poucos e a pobreza de muitos é barbárie.

1 Diz-se de ou indivíduo que tem civilização; sociável. 2 Diz-se de ou indivíduo que tem civilidade, que é bem-educado; cortês, urbano. 3 Diz-se de ou indivíduo instruído.

Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Civilização enquanto problema
A cultura civilizada suporta uma sociedade altamente complexa e tecnocrática. Nossas relações com os mitos, com o mundo natural e com os outros seres humanos são radicalmente modificadas.

Huntington propôs a existência de oito civilizações: Ocidental, Islâmica, Latino-Americana, Sino-Confuciana, Hindu, Eslavo-Ortodoxa, Japonesa e Africana (Huntington 1993). Como poderíamos quantificar, e em certa medida, qualificar estas civilizações hoje, a partir de dados populacionais, religiosos e linguísticos?

Mead disse que a primeira evidência de civilização foi um fêmur fraturado de 15.000 anos encontrado em um sítio arqueológico. O fêmur é o osso mais longo do corpo, ligando o quadril ao joelho.

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Cinco culturas antigas das quais você provavelmente nunca ouviu...

  • Civilização do Vale do Rio Indo (2.500 - 1.700 a.C.)
  • Império de Axum (100 - 194 a.C.)
  • Civilização Vinca (5500 - 3500 a.C.)
  • Mehrgarh (7000 a.C.)
  • Nínive (6000 - 612 a.C.)

2 progresso, adiantamento, desenvolvimento, florescimento, humanização, refinamento, cultismo, culteranismo, erudição, ilustração.

Culturas, costumes, convicções e características sociais e políticas traçam o perfil do ser humano e, unidos a demarcação de instituições políticas e uma hierarquia social, é possível identificar uma civilização formada. Hoje, existem milhares, mas nem sempre foi assim.