Qual é o contrário de comunismo?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Anticomunismo é um movimento político e ideológico contrário ao comunismo.

Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada. No capitalismo, a comercialização dos produtos é realizada em um mercado livre, com pouca ou nenhuma interferência do Estado.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

  • 6.1 Anarquismo.
  • 6.2 Socialismo democrático e social-democracia.
  • 6.3 Socialismo ético e liberal.
  • 6.4 Leninismo e precedentes.
  • 6.5 Socialismo libertário.
  • 6.6 Socialismo religioso.
  • 6.7 Movimentos sociais.
  • 6.8 Sindicalismo.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais.

O sistema capitalista tem como principais vantagens: liberdade econômica; inovação tecnológica; ampla concorrência entre as empresas.

1 esquerdista, bolchevique, bolchevista, soviético, marxista, sovietista. Partidário ou relativo ao comunismo: 2 comunista, revolucionário, subversivo, comuna, russo.

Capitalismo: o novo sistema que substituiu o feudalismo.

Somente Uruguai, Paraguai, Equador e Guatemala são comandados hoje por líderes de direita na região. Entre os países liderados pela esquerda, vale lembrar que há três governos autoritários ou ditatoriais: Nicarágua, Venezuela e Cuba.

Uma sociedade comunista libertaria os indivíduos de longas horas de trabalho, primeiro automatizando a produção a ponto de reduzir a duração média da jornada de trabalho e, segundo, eliminando a exploração inerente à divisão entre trabalhadores e proprietários.