Qual é o elemento mais importante no trânsito?

Perguntado por: greis . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Conhecimento. O primeiro elemento da direção defensiva é o conhecimento. Aqui, nós nos referimos ao conhecimento técnico, ou seja, ao domínio sobre diferentes questões que podem interferir na condução de um veículo. Por exemplo, para dirigir com segurança, é muito importante que você conheça a legislação de trânsito.

Os acidentes, tão frequentes no nosso cotidiano, são exemplos do quanto ainda existem falhas no tripé do trânsito, sendo o fator humano ainda o principal desafio a ser enfrentado para a segurança no trânsito.

O elemento formador do acidente é o homem, que,na maioria das vezes é o maior responsável pelo acidente, pois, muito embora o veículo, a via, e o ambiente colaborem para o evento, o homem responde sempre, com 70, 80, 90% das causas do evento, devido às condições humanas (psicológicas, físicas, fisiológicas e biológicas ...

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

Mesmo que não exista faixa de pedestre, quem atravessa as ruas caminhando tem prioridade no trânsito e os veículos devem respeita-los. A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tema da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, do Detran Paraná para o Maio Amarelo.

Um dos principais elementos da direção defensiva é a atenção. Aparelhos como celulares são grandes causadores de acidentes no trânsito, por isso, evite ao máximo dividir sua atenção com seu smartphone na hora de dirigir.

É preciso, pois, melhorar as características do transporte público de massa, com mais ônibus, metrôs e terminais. Além disso, incentivos a meios de transporte como as bicicletas, além de contribuir para essa questão, ajudam a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e melhorar a qualidade de vida no meio urbano.

CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito: É o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.

Compõe o Sistema Nacional de Trânsito (Art. 7 do Código de Trânsito Brasileiro): O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo. É responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.

DENATRAN, é o órgão máximo executivo federal do Sistema Nacional de Trânsito, tem autonomia administrativa, técnica e jurisdição sobre todo o território brasileiro.

O que é? A Senatran é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro. Sua sede é em Brasília (DF).

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora.

por Ascom Detran/TO

  • Não dirigir alcoolizado;
  • Não usar o celular enquanto dirigir ou atravessar as ruas;
  • Não ultrapassar o limite de velocidade;
  • Usar sempre o cinto de segurança;
  • Somente atravessar a rua nas faixas de pedestres;
  • Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito, etc.

Esse conjunto de práticas, onde estão presentes a direção defensiva, as normas de trânsito e medidas que evitam lesões e mortes, têm importância para a saúde pública também. Os acidentes de trânsito são classificados como gravíssimos nesse meio e a maioria poderia ser evitado.