Qual é o estado da água nas nuvens?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Nuvem é um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspensão na atmosfera.

Quando olhamos as nuvens, não percebemos as gotas de água ou o gelo. Mais estas gotículas e o gelo se acumulam na nuvem, tornando-a mais pesada. Ao pesar, as nuvens se aproximam da superfície da Terra, fica mais quente, o gelo começa a derreter, transformando estas gotículas em água de chuva.

Condensação: passagem do estado gasoso para o líquido. É a forma como ocorrem as chuvas. A água que evapora na superfície da Terra chega a grandes altitudes e, quando entra em contato com ar frio na atmosfera, volta ao estado líquido.

estado sólido

Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso.

O que é a Condensação:
A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

A água pura é toda água que passou por um tratamento. Ou seja, embora seja natural, por vir das nuvens, a água da chuva NÃO é pura. Isso é um fato, em resumo, porque a água da chuva contém uma série de substâncias contaminantes.

A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. Nesse processo, algumas moléculas do líquido adquirem energia suficiente para passar ao estado gasoso.

nuvens noctilucentes

Fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes.
A cidade de Moscou, na Rússia, foi tomada por nuvens brilhantes nas primeiras horas desta terça-feira (4). Extremamente raro, o fenômeno é conhecido como nuvens noctilucentes e geralmente é observado no verão, ao nascer ou pôr do sol.

Como as partículas, as gotículas de nuvem são tão pequenas que não caem no chão (a menos que a nuvem esteja liberando chuva). O ar ascendente ao seu redor empurra-as para cima, a gravidade as puxa para baixo e elas acabam flutuando no céu.

Ao subir para a atmosfera, encontra o ar cada vez mais gelado. Assim, se condensa, ou seja, vira gotinhas bem pequenas, que dão origem à nuvem chamada Cumulus (do latim, acumular). Aos poucos, as gotas aumentam de tamanho; e ao ficarem muito pesadas, não conseguem mais flutuar, caindo na forma de chuva.

A pesquisadora Peggy LeMone, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos da América, afirma que nuvens Cumulus podem armazenar mais de 500 toneladas de água.

No estado sólido, a água tem forma regular. Isso acontece quando ela entra em contato uma menor temperatura e, assim, ela se solidifica. Encontramos esse estado da água no gelo, no iceberg, na neve e no granizo.

ESTADO GASOSO
A água, nesse estado, é encontrada nas regiões onde ocorrem vulcões, nos depósitos subterrâneos e, principalmente, na atmosfera sob forma de vapor d'água. Do total de água existente no planeta, 0,005% encontra-se no estado gasoso.

Estado Sólido

Estado Sólido No estado sólido, a água possui forma, como por exemplo, os cubos de gelos. Isso acontece pois as moléculas de água encontram-se muito próximas devido à temperatura.

No processo de evaporação, quando o vapor de água atinge temperaturas baixas, se transforma em estado líquido. Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve).

Estado sólido: É a água representada pelo gelo. Formado na geladeira ou encontrado nas geleiras das regiões mais frias do planeta, como na Antártida. temperatura –ebulição, ou pela ação do vento –evaporação.

A água dos oceanos, dos mares, dos rios, das águas subterrâneas, da chuva, do orvalho e das nuvens encontra-se no estado líquido. A água da neve, do granizo e do gelo encontra-se no estado sólido. A água sob a forma de vapor de água é invisível e encontra-se no estado gasoso.

A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.

A precipitação se forma nas nuvens quando o vapor d'água se condensa em gotas cada vez maiores. Quando as gotas ficam pesadas demais, elas caem na Terra. Se uma nuvem estiver mais fria, como ocorre em altitudes mais elevadas, as gotículas de água podem congelar e formar gelo.

A água de chuva não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar, mas pode ser usada de várias formas em casa. Com essas dicas, você pode usar a água que cai do céu para economizar no fim do mês, reduzir o desperdício de água tratada e ajudar o planeta usando os recursos naturais de forma inteligente e sustentável.

Chuva pode ser armazenada para lavar o cabelo
Apesar de a maioria das mulheres fugirem da chuva para não estragarem o cabelo, há salões de beleza que armazenam a água para lavar as madeixas: os litros coletados passam por um sistema de tratamento que a torna limpa, com o pH neutro.