Qual é o estado da luz?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Cientistas que estudam fenômenos quânticos demonstraram que a luz, sob condições especiais, pode se comportar como um líquido que flui e ondula em torno dos obstáculos que encontra, como a corrente de um rio entre as pedras.

Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia.

O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria e representa o estado onde o gás encontra-se ionizado. O Sol e as estrelas são formados basicamente de plasma. Acredita-se que a maior parte da matéria que existe no universo está em estado de plasma.

Ouça este artigo: Após muitos estudos dos cientistas hoje sabemos que a luz é constituída por minúsculas partículas elementares, essas partículas foram denominadas como os fótons.

Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

O modelo de Newton considerava que a luz era composta por partículas (ou corpúsculos) que emergiam da fonte de luz. Seu modelo também considerava que a propagação da luz era retilínea pelo fato de as partículas que compõem a luz possuírem massa muito pequena e por se propagarem rapidamente.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

Isso é vapor, ou seja, o corpo em estado gasoso.

Afinal, o vidro é um líquido ou um sólido? De acordo com a sua estrutura molecular, o vidro não é classificado nem como líquido nem como sólido, mas sim como um sólido não cristalino ou, simplesmente, um sólido amorfo.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso.

Existem sete no total, confira:

  • Sólido. Nesse estado físico, as moléculas ficam muito próximas umas das outras, dando à matéria uma forma determinada, fixa, com um volume que não se expande nem se comprime. ...
  • Líquido. ...
  • Gasoso. ...
  • Plasma. ...
  • Condensado de Bose-Einstein. ...
  • Gás fermiônico. ...
  • Super fluído de polarations.

O Sol, por exemplo, é todo constituído por matéria na forma gasosa e de plasma, pois as estrelas, por serem gases a temperaturas muito altas, tem suas partículas carregadas eletricamente, que formam o plasma.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

A luz é composta de fótons, então poderíamos perguntar se o fóton tem massa. A resposta é definitivamente “não”: o fóton é uma partícula sem massa. Modelo Padrão: fótons ( ) tem carga e massa zero. De acordo com a teoria quântica, um fóton tem energia e momento, mas não tem massa, e isso é mais do que comprovado.

A física quântica chocou toda a comunidade científica ao propor que a luz é simultaneamente onda e partícula, vibração e matéria – uma ambigüidade considerada absurda, incoerente, impossível. A teoria de Planck e Einstein já foi comprovada diversas vezes em laboratório.

A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.