Qual é o instrumento de corda mais grave?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

contrabaixo

O contrabaixo é o maior e mais grave dos instrumentos de corda presentes em uma orquestra. A sua posição se assemelha bastante com a do violoncelo na hora de tocar.

Ukulele

1. Ukulele. O ukulele é um instrumento de corda havaiano bastante comum e com diversas variações e tamanhos. Os principais modelos são categorizados como Soprano, Concert e Tenor, oferecendo múltiplas opções para quem está começando.

tuba

A tuba é o mais grave dos instrumentos do naipe de metais, É formada por um tubo cilíndrico com cerca de 4 a 5 metros, recurvado sobre si mesmo. Possui de três a cinco pistões para produzir as notas.

Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.

São eles: o contrabaixo (baixo), o piano, o teclado de 7 oitavas ou mais, trombone, o violoncelo. A bateria também tem no bumbo um forte reprodutor de graves profundos. Quanto às vozes, pessoas que conseguem reproduzir menos de 100Hz são raríssimas (mesmo os baixos).

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi.

Cordas mais longas produzem notas mais graves que as mais curtas. Cordas mais grossas (com maior densidade linear) produzem notas mais graves que as mais finas.

O piano

O piano é freqüentemente considerado o instrumento musical mais completo do mundo, e não é coincidência que muitos cantores e músicos profissionais tenham uma boa base no piano.

Conclusão. A Viola não é instrumento de dificil para quem é iniciante, ela acaba sendo até mesmo mais fácil que violão em muitos aspectos.

O instrumento mais barato de todos é gratuito: a voz. Isso mesmo, a voz não deixa de ser um instrumento, já que a utilização correta das cordas vocais produz melodias. Fora esse, alguns dos instrumentos baratos são os básicos da percussão, como pandeiro, agogô e similares.

Fagote e Contrafagote
É o instrumento mais grave da família de madeira e o instrumentista pode escolher diferentes comprimentos de bocal, cada qual com um efeito diferente nas notas. Existem basicamente três tipos de fagote: o Requinta, o Em Dó e o Contrafagote, sendo este último maior e com som mais grave.

Os sons graves são aqueles que também são chamados de sons baixos. Apresentam, portanto, vibrações um pouco mais lentas do que os já citados. Isso é mostrado através dos valores de classificação desse tipo de som, visto que eles estão abaixo de 300 Hz. Um exemplo que pode ser destacado é o som de um tambor.

Itens de luxo chegam a custar até US$ 4 milhões
A flauta considerada a mais cara do mundo é uma Powell, número de série 365, fabricada em 1939. É de platina pura, ornamentada e gravada à mão. Pertenceu ao americano William Kincaid (1895-1967), um dos maiores flautistas do século 20.

Trompete: o instrumento de som mais agudo e penetrante da família dos instrumentos de sopro é confeccionado em metal.

flauta doce

A flauta doce é um instrumento musical de sopro. O flautista sopra um apito que tem um tubo como caixa de ressonância do som. Ao tapar todos os furos da flauta, esta produz o som mais grave (com comprimento de onda do tamanho do tubo).