Qual instrumento tem o som grave?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O som é grave, por exemplo, quando identificamos uma pessoa de voz “grossa” ou quando escutamos o som do bumbo da bateria, violoncelo, tuba ou mesmo do trovão ou do grilo.

Em uma orquestra, o violino é o menor e também o mais agudo dos instrumentos.

Instrumentos agudos: xilofone, violino, clarinete, flauta, flautim, violão e saxofone, harpa, piano.

flauta doce

A flauta doce é um instrumento musical de sopro. O flautista sopra um apito que tem um tubo como caixa de ressonância do som. Ao tapar todos os furos da flauta, esta produz o som mais grave (com comprimento de onda do tamanho do tubo).

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

“A tuba é o instrumento mais grave da família dos metais.

Características do Violão
Considerado um instrumento de corda pinçada, pois a principal forma de extrair o som das cordas é com os dedos, palheta ou dedeira. No mundo, é conhecido como guitarra acústica ou clássica.

Contrabaixo

Contrabaixo. O contrabaixo é o maior e mais grave dos instrumentos de corda presentes em uma orquestra.

Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência de vibração que a voz feminina.

Sendo que, os graves, são frequências mais baixas, entre 20 e 300 Hz; os médios, são frequências intermediárias entre os graves e os agudos, indo de 300 a 5 kHz (5 mil Hertz); e os agudos, são as frequências mais altas, indo dos 5 kHz aos 20 kHz.

Hoje, o violoncelo tem quatro cordas afinadas nos intervalos de quinta: Dó – Sol – Ré – – do grave para o agudo.

A principal diferença entre um piano (acústico padrão) e um piano digital é o mecanismo que produz o som. O piano produz som, canalizando a força dos dedos pressionando as teclas nos martelos, que tocam as cordas.

Em termos de notas, o Baixo possui o alcance de graves maior que o da guitarra pois suas cordas são afinadas uma 8ª abaixo. Ou seja, as 4 cordas que o Contrabaixo tem, E A D G (Mi, Lá, Ré e Sol), são as mesmas 4 cordas mais graves (ou grossas) de uma guitarra ou violão, só que afinadas uma 8ª abaixo.

Uma extremidade das cordas é apoiada pelos cavaletes, que são ligadas à mesa de som. As vibrações das cordas são transmitidas para a mesa de som pelos cavaletes e um som forte ressoa como resultado da mesa de som vibrando no ar. O piano inteiro, particularmente a mesa de som, vibra para produzir som.

Sopranino: tem os sons mais agudos entre todos os modelos desse tipo de flauta. Soprano: faz sons agudos. Contralto: produz sons médios e agudos. Tenor: faz sons médios e graves.

Som. A flauta possui um som melodioso, de timbre suave e doce. Seu som depende essencialmente, por um lado, da natureza e da direção da onda de ar e, por outro, do comprimento da coluna de ar.

Fagote

Fagote. O fagote é muito visto em orquestras e é considerado um dos instrumentos de sopro mais difíceis de ser tocado. Seu som é mais grave que os outros itens desta lista e o seu corpo é formado por um tubo cônico de 2,5 metros.

Os sons graves são aqueles que também são chamados de sons baixos. Apresentam, portanto, vibrações um pouco mais lentas do que os já citados. Isso é mostrado através dos valores de classificação desse tipo de som, visto que eles estão abaixo de 300 Hz. Um exemplo que pode ser destacado é o som de um tambor.

A mesma coisa se repete com o Médio (Mid) na Frequência de 2.5KHz e o Grave (Low) em 80Hz.