Qual é o jeito mineiro de falar?

Perguntado por: ecosta8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.

Então, se você quer passar a ter o sotaque mineiro, pronuncie “uai” mais vezes. Já a expressão SÔ aparece muito no fim das frases, principalmente as ditas para mulheres, e não tem um significado próprio. Dimái da conta significa “demais da conta” e também é intensamente pronunciada no sotaque mineiro.

Niqui: jeito abreviado de falar “no momento em que”. Usado assim: “Niqui ela chegou, eu já fiquei nervoso”. Tiquim: abreviação da palavra “pouquinho”, como: “Me dá um tiquim dessa comida aí”. Cadiquê: jeito abreviado de falar “por causa de quê”.

Mineiros não dizem "eu te amo", fazem café fresquinho e assam pão de queijo! Para os nascidos nas 'Terras Gerais', palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto genuíno.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

Cê tá bão/boa?

O clássico tutu à mineira, feijão tropeiro, leitão à pururuca, canjiquinha e bambá de couve são verdadeiras iguarias para os mineiros. As sobremesas também precisam ter lugar garantido; afinal, quem não gosta de um doce de leite ou uma goiabada depois de uma refeição saborosa?

A origem do “uai” é misteriosa e cheia de histórias. Uma delas diz que essa era uma senha usada pelos inconfidentes no século 18, significando “União, Amor e Independência”. Mas há quem diga que, na verdade, o “uai” surgiu em regiões onde ingleses trabalhavam na mineração.

Expressão muito usada pelos mineiros, inclusive os da capital, originada do inglês "Sir", ou seja, passou-se a escrever da forma como era falada.

Mineiro usa trem para tudo. Menos o que anda na linha, esse se chama troço. Na verdade quando o trem vem diz-se pegue os trem que la vem o tróço. Agora falta explicar a origem do "uai".

7. E se você está com vontade de "cumê um trem”, pode ser um "Dôcindileite" (doce de leite).

Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.

a altivez, a energia e a tenacidade. O mineiro é montanhês, desconfiado e contemplativo, cauteloso e frio, lento e impassível.

Mineiros e cabouqueiros operam maquinaria, plantas e ferramentas para extrair rocha, minerais e depósitos não-metálicos de minas subterrâneas e de superfície e de pedreiras.

Mineiros têm a fama de ser prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses. Por isso o ditado popular: "mineiro come quieto".

Natural ou habitante do Estado de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, a capital do Estado, também se fala "cê", "nó", "trem" e, claro, a mais mineira de todas as expressões: "uai".

Simpático, extrovertido, hospitaleiro e sempre disposto a ouvir o outro, o mineiro, por natureza, é um verdadeiro especialista na arte de se relacionar.