Qual é o legado dos persas?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses. Ainda hoje, a cultura persa é famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo.

Primeiro sistema de agricultura - 1000 A.C., com os Qanat. Primeiro serviço postal - criado por Cyrus o Grande para comunicações entre os diversos reinos do império Persa. Primeira religião monoteísta -- 6000 A.C. - o zoroastrismo. Sistema monetário - introduzido por Dário, o Grande.

Irã

O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7.

Os principais trabalhos artísticos da pré-história foram as peças de cerâmica e as pequenas figuras de argila, apesar do predomínio da arquitetura e da escultura ao longo dos dois impérios persas: o aquemênida e o sassânida (séculos VI a.C. - VII d.C.).

Caracterizada essencialmente pelo dualismo entre o bem e o mal, o masdeísmo foi a religião oficial da civilização persa, sendo praticada até os dias atuais.

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

Os povos dominados pelos persas podiam conservar seus costumes, suas leis, sua religião e sua língua. Eram obrigados, porém, a pagar tributos e a servir o exército persa.

Principais Reis e Imperadores Persas e período de reinado:
- Ciro II, o grande (entre 559 e 530 a.C.) - Cambises II (entre 530 e 522 a.C.) - Dario I (entre 521 e 486 a.C.) - Xerxes I (entre 485 e 465 a.C.)

O termo Pérsia foi, até 1935, o nome oficial pelo qual o mundo conhecia o Irã, mas o povo persa usava, para referir-se à sua própria nação, desde o período Sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

O persa também conhecido como parse, fársi ou pársi, é uma língua iraniana pertencente ao ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. É amplamente falado no Irã (e na diáspora iraniana), no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro.

O Império Persa, também conhecido como Império Aquemênida, durou aproximadamente 559 a.C. a 331 A.C.E. Em seu auge, abrangia as áreas do atual Irã, Egito, Turquia e partes do Afeganistão e Paquistão.

A arquitetura persa foi, sobretudo, uma criação dos reis para a sua própria exaltação. Um exemplo de tamanha glorificação é a cidade de Persépolis, hoje Irã, construída em 520 a.C., que foi uma das grandes capitais do Império Persa. Persépolis – arquitetura imponente, trabalhada em prata e ouro.

A religião persa (zoroastrismo) era dualista, ou seja, defendia a ideia de que havia duas forças (espécie de divindades) regendo o mundo e em conflito constante. Uma força representando o bem e a luz e outra representando o mal e as trevas.

O Império Persa nasceu do conflito entre as tribos pastoras e agricultoras. Quando o persa Ciro se impôs pela força, a nobreza agrária e guerreira também se sobrepôs. O povo, constituído de artesãos, agricultores e pastores, que podiam ser recrutados para a guerra, ocupava uma posição superior aos escravos.

Continuar lendo Quantos persas morreram?