Quantos persas morreram?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Em suas Histórias, Heródoto (c. 484 a.C.-c. 425 a.C.) conta que 6.400 persas e 192 atenienses morreram.

Durante o século IV a.C., o império foi esfacelado em consequência de numerosas revoltas, mas o golpe final foi dado por Alexandre Magno, que anexou o Império Persa a seu domínio mediterrâneo depois de derrotar as tropas de Dario III numa série de batalhas, entre 334 e 331 a.C.

Faleceram nas Termópilas cerca de dois mil Gregos (muito mais que os míticos trezentos Espartanos); porém, antes de caírem mortos, os Gregos infligiram um elevado número de baixas no exército persa (dezenas de milhares de homens), isto para além de reterem a sua marcha durante vários dias; os homens e o tempo perdido ...

Portanto, não é de se estranhar que o exército espartano fosse considerado como o mais forte de sua época, composto por guerreiros eficientes dispostos a lutar até a morte.

Leonidas de Esparta
Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.

Logo, o Rei Leônidas dispensou os gregos não-espartanos da batalha, restando 300 soldados que se recusaram a abandonar a batalha e decidiram morrer lutando para retardar o avanço persa. O combate foi feroz e os gregos foram sendo empurrados contra as montanhas, enquanto seus números iam diminuindo gradativamente.

Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, conseguiram progredir e fortalecer-se econômica e militarmente. Aproveitando-se da fraqueza e da desunião dos gregos, Filipe II, o rei da Macedônia, preparou um poderoso exército e conquistou o território grego.

Contudo, em Maratona, 10 000 gregos retiveram 50 000 persas e obrigaram-nos a reembarcar nos seus 600 navios. Esta pequena batalha teve um grande efeito psicológico nos atenienses, aumentado ainda mais com a morte de Dario em 486.

O fim do Império Persa passa pela ascensão de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que assumiu o poder em 336 a.C. Em 334 a.C., ele iniciou uma campanha de conquista territorial que levou ao fim do Império Aquemênida, em 330 a.C., depois que o rei Dario III, derrotado pelos macedônicos, foi morto.

A Pérsia se encontrava na região a leste da Mesopotâmia (atual Iraque), no longo planalto do Irã.

Xerxes foi um importante rei persa que governou entre os anos de 486 a.C. a 466 a.C.. Ele foi o quinto rei da dinastia Aquemênida da Pérsia. Filho do rei Dario I, Xerxes nasceu, provavelmente, em 519 a.C. e morreu assassinado em 466 a.C.

Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Desde o nascimento a criança espartana já era julgada sob o olhar de valores guerreiros, uma educação militarizada.

Os Estados Unidos, a Rússia e a China são os países com os exércitos mais poderosos do mundo hoje.

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

A-hu! A-hu! O grito de guerra dos soldados em "300 de Esparta" andam ecoando nos ouvidos dos fãs de filmes de batalhas.