Qual é o maior desafio da EJA?

Perguntado por: aaragao8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados pelos alunos da EJA na busca por um ensino com qualidade, como exemplo, a diversidade cultural, a diferença de idades entre os alunos, equacionando dificuldades de estabelecerem boas relações, a superação do analfabetismo digital, o cansaço, a formação ...

Os principais desafios do professor na atualidade envolvem sempre a crescente presença tecnológica no ambiente escolar. Tanto por parte dos alunos, atuando como uma distração, quanto pela falta de estrutura e conhecimento para incorporar as inovações que ocorrem cada vez mais rapidamente.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

7 ações para combater a evasão na EJA

  1. Uso de variadas linguagens. O que é Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura. ...
  2. Reorganização do tempo. O que é ...
  3. Currículo contextualizado. O que é ...
  4. Articulação com empresas. O que é ...
  5. Atendimento aos filhos. O que é ...
  6. Atendimento individual. O que é ...
  7. Acolhimento e merenda.

A EJA tem um papel fundamental que e a inserção da pessoal na sociedade em que se vive. Dando a ela a oportunidade da volta desse aluno para o ensino aprendizagem.

Considerando que uma das maiores dificuldades para trabalhar na EJA é a falta de capacitação para o docente e reafirmaram que não há um planejamento, um material específico, recursos e livros didáticos para EJA, já que eles necessitam adaptar o tempo todo em consonância com as peculiaridades de cada turma, para não ...

Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo. Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos, sujeitos da EJA, causas da evasão.

Entre as causas estão a idade dos alunos, o tempo que estiveram longe da escola, a falta de hábito de estudo, a incompreensão dos conteúdos, o não uso da língua na norma culta e por não compreenderem a necessidade de estudar determinados componentes curriculares.

Diminuição das matérias, ausência de professores e aumento da deficiência de ensino são os principais desafios na educação levantados por estudantes, professores e pesquisadores da área.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O professor deve oportunizar novos meios de ensino e buscar novas estratégias que valorizem o potencial do aluno incentivando-o a desenvolver uma habilidade que favoreça a sua aprendizagem dentro da escola.

  • Utilize as plataformas de ensino. ...
  • Promova o desenvolvimento das soft skills dos alunos. ...
  • Faça o bom uso da tecnologia. ...
  • Invista em atividades extracurriculares. ...
  • Busque a incluir novas metodologias. ...
  • Valorize a pesquisa. ...
  • Use material didático contextualizado. ...
  • Estimule o protagonismo dos alunos.

A educação no Brasil hoje enfrenta desafios como desigualdade educacional, baixa qualidade do ensino, falta de recursos, falta de investimento em tecnologia e inovação, adaptação ao ensino remoto e falta de financiamento.

EJA é a sigla de Educação de Jovens e Adultos, uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA é popularmente conhecida como supletivo.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2021, a modalidade tinha, em 2018, 3.545.988 inscritos. Atualmente, 2.962.322 estudantes estão matriculados na EJA. No mesmo intervalo, 29.787 professores deixaram de dar aulas para a EJA (em 2021, havia 232.607 educadores atuando nessa área no país).

REALIDADE E PERFIL DOS ALUNOS DA EJA
São indivíduos que convivem e enfrentam preconceitos, críticas e discriminação, tanto no ambiente familiar como na vida em sociedade.

Vantagens em terminar os estudos através do EJA
Entre as exigências mínimas, está a conclusão dos estudos. Ter o diploma do ensino fundamental e do ensino médio abrirá muitas portas, bem como pode ser o primeiro passo para, mais pra frente, buscar uma graduação no futuro.

Frente às dificuldades que existem na educação de jovens e adultos, o docente da EJA pode atuar de diferentes formas, com o objetivo de sanar as dificuldades e entraves decorrentes do processo de ensino e oferecer oportunidades de permanência de estudos aos seus discentes.

O professor deve acolher as diferenças e as considerar no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, tem um contexto próprio e precisa ser reconhecido como indivíduo.

Paulo Freire precursor da educação de jovens e adultos defende que o conhecimento através da educação é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político .