Qual é o maior felino da Amazônia?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Na fauna brasileira, a onça-pintada é um dos animais que representam o topo da cadeia da selva. Ela é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, atrás somente de tigres, naturais da Ásia, e leões, que habitam os ecossistemas do continente africano.

Na Amazônia brasileira vivem quatro espécies: jaguatirica (Leopardus pardalis), maracajá (Leopardus wiedii), jaguarundi ou gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus).

Predadores. O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, podemos encontrar o leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), que apresenta coloração escura na região dorsal e dourada no peito. Apesar de serem encontrados no nosso país, os leões-marinhos-do-sul não se reproduzem aqui.

Leão, Tigre, Leopardo ou Onça? Qual felino tem a mordida mais poderosa? O tigre é a maior espécie de felino e o leão é o rei das selvas. Mas se a disputa for na mordida, o campeão é um animal bem brasileiro: a onça-pintada tem a mandíbula mais potente entre os felinos.

O leão, todo mundo sabe, é o rei dos animais, mas não leva o título de maior felino do planeta. Esse trono pertence ao tigre (Panthera tigris), que pode atingir 2,2 metros de comprimento – sem contar a cauda, que tem mais 1 metro.

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis.

1. Gato doméstico (Felis silvestris catus) O gato doméstico é um dos felinos mais populares e muito comum como animal de estimação.

É incerto o número de onças nos biomas onde ocorrem com maior frequência. No Pantanal, estima-se em cerca de 5 mil. Já na Amazônia, um cálculo grosseiro indica o dobro, 10 mil.

Petisco típico dos botecos curitibanos, a carne de onça só leva o animal no nome mesmo. Na verdade, o prato é feito com carne bovina crua, que deve ser extremamente moída e bem temperadinha. Como dois itens essenciais são a cebola e a cebolinha, quem saboreia o prato pode ficar com bafo de onça.

Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

O gato azul russo se destacou na lista de gato mais bonito do mundo, principalmente por conta da sua pelagem azul acinzentada e com as pontas platinadas. Essa raça apresenta uma dupla camada de pelos e são macios, sedosos e bem brilhantes. Além dos olhos extremamente verdes, que tornam o animal ainda mais charmoso.