Qual é o maior osso da face?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Forma a maior porção da face e possui a maior parte do tecido muscular. É o responsável pelas expressões faciais.

Osso Lacrimal
Osso par, é menor e um dos mais frágeis ossos da face. Situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

O viscerocrânio, o esqueleto facial, possui 15 ossos que o formam, sendo que alguns são pares e outros são ímpares. Como pares, temos as maxilas, os ossos zigomáticos, palatinos, nasais, lacrimais e as conchas nasais inferiores. Já os ímpares são apenas três: a mandíbula, o etmoide e o osso vômer.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho.

O esqueleto de sustentação do nariz é formado por osso e cartilagem hialina. A parte óssea do nariz consiste em ossos nasais, processos frontais das maxilas, parte nasal do frontal e sua espinha nasal, e partes ósseas do septo nasal.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

O vômer, um osso fino e plano, forma a parte posteroinferior do septo nasal, com alguma contribuição das cristas nasais da maxila e do palatino. A cartilagem do septo tem uma articulação importante com as margens do septo ósseo.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita.

O osso frontal é um osso pneumático que forma a testa (fronte) e o teto da órbita.

O osso zigomático ou simplesmente zigoma é o osso que forma a parte mais saliente da face (maçã do rosto) formando também o contorno inferior dos olhos (margem orbital).

O Crânio é composto de 22 ossos: oito ossos cranianos e 14 ossos faciais. Os ossos móveis são a mandíbula e os do ouvido (bigorna, martelo e estribo). A abóbada craniana envolve e protege o cérebro, fazendo parte também da cavidade do nariz e das órbitas.

O osso zigomático (malar) é a maior zona de resistência da face e trata-se de um osso resistente que tem a forma de um quadrilátero com uma superfície externa convexa (maçã do rosto) e uma superfície interna côncava.

O septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separam uma narina da outra.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Um adulto tem 206 ossos, um recém-nascido tem aproximadamente 305. A explicação? O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula).

É a fratura mais comum da face, pois o nariz é o primeiro ponto de contato do rosto em um trauma e em alguns casos, mesmo após um trauma, principalmente na infância, a fraura passa despercebida e só é diagnosticada anos depois. O tratamento para uma fratura no nariz pode incluir procedimentos que realinhem o nariz.

A fratura do nariz causa dor e sensibilidade, sensação de que o nariz está entupido em uma ou nas duas narinas e dificuldade para respirar. Qualquer atividade com o risco de machucar o rosto também tem o risco de quebrar o nariz.

Como o tecido do nariz é rico em glândulas sebáceas, quando se atinge uma certa idade (no caso das mulheres, na menopausa e nos homens após os 60 anos de idade) elas aumentam sua atividade devido a alterações na produção de hormônios, o que pode provocar aumento no volume.