Qual e o mar mais profundo do mundo?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Fossa das Marianas

A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam.

200 metros

O litoral brasileiro é extenso e pouco recortado. A plataforma continental - terreno da crosta terrestre que avança para o mar - tem profundidade média de 200 metros e largura média de 90 km.

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).

Existem muitos mergulhadores profissionais que participam de competições de profundidade, treinando sempre para tentar quebrar os recordes mundiais. Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar, é o dono do recorde oficial de Mergulho Mais Profundo.

A média alcançada por mergulhadores comerciais é de 300 metros de profundidade. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre as costas, e por isso, esses profissionais precisam de muito treinamento e equipamentos bem diferentes dos utilizados no mergulho recreacional.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

A pressão no fundo do mar é muito alta enquanto que no espaço a condição é contrária: foguetes possuem uma pressão interna muito maior que a externa. Exatamente por isso, especialistas acreditam que é mais seguro viajar para fora da atmosfera terrestre do que para as profundidades do oceano.

Agência Espacial Brasileira (AEB) é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.

10 m

É o 2º rio do mundo em caudal (apenas ultrapassado pelo rio Amazonas), e é também o 2º em área da bacia hidrográfica (novamente a seguir ao Amazonas e apenas ligeiramente acima da do rio Mississippi). É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo.

Os destroços do Titanic estão a cerca de 4 mil metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico, a 740 quilômetros de Newfoundland, uma ilha canadense, de acordo com a Britannica. O navio está dividido em dois, sendo que a proa (frente do transatlântico) é a parte maior e mais intacta do naufrágio.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

o lago Baikal

Lago Baikal, Rússia
Com mais de 1,6 mil metros de profundidade, o lago Baikal, na região russa da Sibéria, é o mais profundo do planeta. Seus 32 mil km² também fazem do Baikal o maior lago de água doce do planeta, com centenas de espécies animais.

Para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe.

o seu corpo inteiro está em contato direto com o líquido gelado e. a perda de energia térmica. do seu corpo é bem mais intensa do que se você estivesse apenas na mesma temperatura cercado de ar assim você passa por hipotermia e pode falecer em uma questão de minutos Mas. esse não é nem o seu maior problema.

Mergulhar até o Titanic, que está localizado a quase 4 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, seria uma tentativa potencialmente fatal. A imensa pressão, a escuridão absoluta e as condições extremas do ambiente submarino impõem uma série de desafios físicos e técnicos.

A cada 10 metros mais de profundidade, a pressão aumenta 1 atmosfera. Cada processo pode causar bolhas nas artérias para bloquear o fluxo sanguíneo para os órgãos (embolia gasosa arterial. É a principal causa de morte entre os mergulhadores, tal como no mergulho com... leia mais ).