Qual é o masculino de alface?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Essa dúvida é muito comum, pois, alface é uma palavra terminada em “e”, ou seja, não tem uma vogal que marque o feminino “A” ou o masculino “O”.

Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).

Por estranho que pareça, "cal" pertence ao gênero feminino, como podemos ver nos exemplos abaixo: O atacante colocou a bola na marca da cal e preparou-se para bater.

classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.

* O guaraná ou a guaraná? “Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.

tomate (nome masculino) -

Veja a seguir uma dúvida freqüente: - O Guaraná ou A Guaraná? O refrigerante, feito de um fruto da Amazônia, possui gênero masculino, da mesma forma que o fruto. Fala-se erradamente em 'a guaraná', por analogia a outros refrigerantes (como a Coca, Pepsi, etc).

Comecemos pelo substantivo “omelete”: no registro oficial, é apenas um substantivo feminino. Assim sendo, em obediência à concordância, seus determinantes deverão estar também no feminino: a omelete, uma omelete, nossas omeletes, aquela omelete benfeita e saborosa.

Definição de alfacezona – Meu Dicionário.

Alface-mimosa

Alface-mimosa: tem o aspecto delicado e pode apresentar suas pontas na cor roxa.

Na língua portuguesa existem muitas palavras terminadas em “e” que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, a exemplo de “o cliente/a cliente”, “o agente/a agente” e “o estudante/a estudante”. Contudo, essa regra não se aplica à palavra alface, que tem gênero feminino definido.

Champanha é um tipo de vinho. Existe o vinho tinto, o branco, o seco, o rosê e o champanha. Assim como seus primos, champanha é masculino, pois trata-se de um tipo de vinho. Use indiferentemente champanha ou champanhe.

As duas formas são aceitáveis. Em Portugal, a forma predominante é a feminina: a diabetes. No Brasil, é a masculina: o diabetes. Provém da forma masculina grega diabétes, mas generalizou-se na língua portuguesa sob a forma feminina.

A palavra avestruz é um substantivo uniforme de dois gêneros porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o avestruz/a avestruz).