Qual é o melhor antibiótico para dor de dente?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Em geral, analgésicos são prescritos para dores leves a moderadas. Já para os quadros que apresentam risco ou presença de inflamação, serão indicados anti-inflamatórios, que também podem apresentar efeito analgésico.

Neste outro estudo , a Amoxicilina / ácido clavulânico (875 mg / 125 mg) administrada duas vezes ao dia mostrou-se comparável à clindamicina (150 mg) administrada quatro vezes ao dia, obtendo sucesso clínico em infecções odontogênicas agudas com ou sem abscesso.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

“Uma dor de dente muito forte, espontânea, contínua, que não passa com o uso de analgésicos, quase sempre está relacionada a um dente que precisará fazer tratamento de canal”, afirma.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

Inchaço na face e na região bucal
Percebeu um inchaço na face, mandíbula, gengivas ou nos gânglios linfáticos? Estes são possíveis sinais de infecção e precisam ser avaliados por um profissional da saúde, preferencialmente um dentista.

O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.

  • Faça bochechos com água e sal. ...
  • Coloque gelo. ...
  • Coma alimentos gelados e moles. ...
  • Aplique óleo de cravo-da-índia. ...
  • Faça bochechos com chá de macela e própolis. ...
  • Escove bem o local da dor.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

Em relação ao tratamento de infecções de origem odontológica a primeira escolha é a amoxicilina. A azitromicina apresenta ação bacteriostática tanto sobre bactérias aeróbias quanto anaeróbias, mas não tem ação sobre bactérias produtoras de penicilinase.

Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Amoxicilina com clavulanato é um antibiótico diferente da amoxicilina “pura”, pois a adição do clavulanato aumenta o espectro de ação e torna o antibiótico mais potente.

Durma com a cabeça elevada – coloque alguns travesseiros para evitar que o fluxo sanguíneo suba para a cabeça, piorando a dor de dente.

Remédios como a benzocaína ou xylocaína anestesiam os nervos juntos do dente, sendo uma ótima opção para quem quer se aliviar da dor de forma rápida.

A cefalexina é uma das opções de antibióticos utilizada para resolver a dor de dente causada por infecção bacteriana, porém não é o medicamento de primeira escolha, sendo utilizado quando o paciente é alérgico à amoxicilina.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

Alimentos muito quentes, frios, açucarados, ácidos ou com amido podem piorar rapidamente um problema de dor de dente subjacente.