Qual é o melhor chá para enjoo?

Perguntado por: amonteiro3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Há vários tipos de chás que auxiliam no processo de melhora dos enjoos e náuseas. Uns aceleram o esvaziamento gástrico, outros ajudam na quebra da gordura facilitando a digestão. Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

Frutas como laranja e limão são ricas em ácido fólico, uma vitamina que estimula a formação dos ácidos digestivos e favorece o esvaziamento gástrico. Estas vitaminas são ótimas para diminuir a incidência de enjoos durante o tratamento e podem ser consumidas diariamente, pois também aumentam a imunidade da paciente.

Uma dica importante para que náuseas e enjoos não prejudiquem o apetite é tomar sucos refrescantes 15 minutos antes da refeição principal. Recomenda-se que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Além de ser bastante incômoda, a sensação de estar sempre com o estômago embrulhado ainda pode ser sintoma de gravidez, de algumas doenças, da famosa ressaca ou reações a medicamentos ou exercício físico em excesso.

A sensação de enjoo constante é um sintoma muito frequente, e pode ser confundida como apenas um episódio de mal-estar. Mas caso ela persista, é importante se dirigir a um especialista qualificado, que cuida da saúde do aparelho digestivo e pode te dar uma identificação segura do problema.

Modo de preparo:
Coloque a raiz de gengibre e o alho na água e leve para ferver; Quando levantar fervura, desligue o fogo e adicione a casca de 1/2 limão e a hortelã.

Nós, nutricionistas, percebemos que isso melhora as náuseas e os vômitos das pacientes”, orienta Luciana Costa, nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana. A dica é comer uma fruta cítrica, tomar um suco ou chupar um picolé de limão quando se sentir mais disposta. Não há um horário específico.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

O consumo de uma xícara de chá de erva-cidreira 20 minutos depois do almoço ou jantar colabora com a digestão, principalmente se a bebida estiver morna ou quente. Ela colabora também para quem sofre de alterações digestivas, como gases, quando se sente preocupado e ansioso.

Dramim B6 é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, ...

O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para enjoos porque ele além de relaxar o sistema gastrointestinal, é um estimulante da digestão, ajudando a parar e a prevenir os enjoos. Para fazer o chá, basta colocar uma colher de sopa de gengibre em 500 mL de água e deixar ferver por 8 minutos.

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios).

Um dos medicamentos usados para aliviar os sintomas decorrentes das náuseas é o Buscopan da caixinha verde em gotas. O Buscopan não trata as náuseas especificamente, mas ajuda a aliviar a cólica originada por elas. Então, o medicamento pode ser receitado em conjunto com outros para aliviar esse sintoma.