Qual é o melhor chá para quem tem pressão alta?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

Principais propriedades da Erva Cidreira: Antiespasmódico, estomáquico, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta (faz baixar a pressão) e asma.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Chá de Cavalinha
Essa retenção de água no corpo deve ser evitada, pois pode causar estresse excessivo sobre o coração e gerar casos de hipertensão. A Cavalinha só pode ser usada pontualmente, sem ser consumida por mais de 1 semana seguida. Isso porque pode eliminar minerais importantes através da sua urina.

Veja receitas de remédios caseiros para ajudar a controlar a pressão:

  1. Chá de chuchu. Desde o início da seca, em maio, o preço do chuchu variou 175%, de R$ 1,24/kg para R$ 3,42/kg. ...
  2. Chá de amora. ...
  3. Água de alho. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Vitamina de banana e abacate contra a hipertensão. ...
  7. Chá de cúrcuma.

Uma boa solução caseira para a pressão alta é consumir, preparar uma infusão de água de alpiste ou fazer um chá, pois esse alimento é rico em antioxidantes e outros compostos com propriedades vasodilatadoras, contribuindo para a diminuição da pressão arterial.

Controla a pressão arterial
Dessa forma, o chá de erva-doce pode ser uma opção complementar para pessoas que buscam controlar a hipertensão.

Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

Reconhecida pelas suas propriedades calmantes, a camomila possui um efeito vasodilatador. Isso significa que, em quantidades adequadas, o chá da flor de camomila pode reduzir a pressão arterial.

O chá de erva cidreira pode auxiliar na diminuição da pressão arterial principalmente nos momentos de estresse devido sua função de calmante natural.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta.