Quem tem pressão alta pode tomar o chá de hortelã?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Algumas opções de remédios caseiros para pressão baixa são:

  1. Suco de tomate com laranja. ...
  2. Suco de abacaxi com gengibre e chá verde. ...
  3. Chá de ginseng com limão. ...
  4. Chá de pau-de-Cabinda. ...
  5. Infusão de gilbardeira.

5. Infusão de folhas de hortelã é boa para tratar colesterol alto. Outro ponto positivo do chá de hortelã é que ele ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, sendo ótimo para prevenir problemas cardiovasculares.

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pontua também que o chá de hortelã ajuda a combater o inchaço e a flatulência. Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

Várias causas podem estar associadas à hipertensão. O fator hereditário é uma delas. A obesidade e o envelhecimento também aumentam a incidência da doença. Além disso, há fatores externos que potencializam os riscos, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de sal e de álcool.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
O problema quanto ao consumo do café e da cafeína, na verdade, está no exagero. A ingestão moderada de café, por exemplo, com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo.

Controla a pressão arterial
O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

É considerado pressão alta. Deve passar por uma avaliação médica para diagnostico.

  1. Consuma alimentos ou chás diuréticos. ...
  2. Mantenha-se hidratado. ...
  3. Evite cafeína e álcool. ...
  4. Coma frutas ou vegetais frescos. ...
  5. Não consuma alimentos ultraprocessados. ...
  6. Faça um exercício de respiração. ...
  7. Use o medicamento receitado pelo médico.

Chá de cavalinha
Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.

A hortelã, em especial, possui a substância mentol, que ajuda a acalmar a mente e relaxar os músculos. A camomila, por sua vez, é fonte de glicenia - substância que ajuda a tranquilizar e a tratar problemas de insônia e ansiedade.

O consumo de chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas nos rins. Isso porque ele evita a retenção de líquidos, sendo portanto um ótimo diurético. Essa característica também impede a formação de gases, sendo mais uma vez excelente para aliviar aquela sensação de inchaço no corpo.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, independente da hora, eles ajudam no processo digestivo e proporcionam bem-estar: "Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá.

Receita do chá de hortelã

  1. Coloque a água para ferver e desligue o fogo;
  2. Adicione as folhas (1 colher de sopa) para 300 ml de água;
  3. Abafe por cinco minutos.

O Alecrim tem algumas propriedades medicinais e dentre elas melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo-a e não fazendo subir.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.