Qual é o nome da pessoa que trabalha por conta própria?

Perguntado por: aperalta8 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços pode ser não só de forma eventual, mas também habitual.

Empregado por conta própria. O trabalho autônomo é um tipo de trabalho que consiste em gerar renda de forma independente. Isso inclui, por exemplo, aqueles que possuem uma empresa individual e profissionais independentes que oferecem seus serviços.. Ou seja, se a pessoa for autônoma, não recebe salário de empresa.

O profissional liberal tem formação técnica em determinado ramo / área do conhecimento, que pode ser obtida pela graduação ou curso técnico. Ele é registrado em um conselho de classe ou ordem – como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo.

Já o trabalhador avulso é quem presta serviços para empresas sem possuir vínculo empregatício, ou seja, sem carteira de trabalho assinada.

Para o Ministério da Justiça, ou para o governo, a profissão de quem não tem ocupação não é desocupado, é sem ocupação, o que soa menos contundente que desocupado, e parece ser mais politicamente correto.

Em 2022, o trabalhador autônomo deve pagar 20% em cima de um valor que deve ser entre o salário-mínimo e o teto do INSS. Sendo assim, os valores podem ser entre R$242,40 a R$ 1.417,44.

Listamos quais são 5 dos direitos para os trabalhadores autônomos, confira:

  • Aposentadoria por idade, por invalidez e por tempo de contribuição.
  • Auxílio-doença.
  • Salário-maternidade.
  • Pensão em caso de morte.
  • Auxílio-reclusão.

Quem pode ser um trabalhador autônomo? Qualquer pessoa interessada em trabalhar sem vínculo empregatício pode ser um trabalhador autônomo. Até mesmo quem trabalha com carteira assinada pode ter uma segunda função como autônomo.

Para tornar-se um profissional independente, também é preciso trabalhar sua competitividade no mercado, ou seja, aprimorar constantemente seus conhecimentos com cursos, palestras e eventos do setor para ter novos insights e criar conexões.

Já com um trabalho autônomo você mesmo gerencia os seus projetos e decide como trabalhar isso. Você pode ter clientes fixos e trabalhos paralelos. Isso te possibilita um maior salário. Agora você não precisa mais trabalhar em horário comercial e bolar desculpas na hora de precisar faltar.

AUTÔNOMO – CONCEITO
Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.

O primeiro passo para se tornar um autônomo, é se cadastrar como profissional, solicitando o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) na prefeitura da sua cidade. Em alguns casos, o cadastro pode ser feito pela Internet. Depois disso, o autônomo deverá se cadastrar como contribuinte individual no INSS.

Forma de atuação: o profissional autônomo atua sem vínculo empregatício, ao passo que o liberal pode ter ou não vínculo com terceiros; Formação: o autônomo não precisa ter formação na área em que atua, ao contrário do liberal. Ou seja, geralmente, o autônomo tem mais conhecimento empírico do que técnico-científico.

Freelancer, o nosso autônomo traduzido para inglês, é quem trabalha por oportunidade – cada trabalho é atendido eventualmente, e o profissional não mantém relação de trabalho fixa com ninguém. A remuneração ocorre a cada entrega.