Qual é o nome da primeira Igreja evangélica do mundo?

Perguntado por: procha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

É tida como a mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e do Mundo. Consagrada pelo Papa Silvestre, no dia 09 de novembro de 324, com o nome de Basílica do Santo Salvador, ela foi a primeira igreja que de fato foi publicamente consagrada.

Em 1517, Martinho Lutero queria mudanças no catolicismo, mas com a reforma surgiu uma nova igreja na Alemanha, chamada de protestante. Não demorou para que mais igrejas surgissem em outros países.

Assembleia de Deus

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911.

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade. É tida como a mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e do Mundo.

Igreja de São Cosme e São Damião

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

O movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica, iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará.

A instituição chegou oficialmente no Brasil em 1955, quando a missionária americana Caroline Mathilda, que já morava no país há 21 anos e deu início ao trabalho de evangelismo, retornou aos Estados Unidos, mas o projeto prosperou, com a união de um grupo de 700 pessoas.

A primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara (1625-1692) | Editora Mackenzie.

Protestantes e evangélicos

  • Adventistas;
  • Anglicanos;
  • Batistas;
  • Reformados;
  • Luteranos;
  • Metodistas;
  • Pentecostais.

A Igreja de Nossa Senhora da Vitória, situada na praça Rodrigues Lima, largo da Vitória, em Salvador, teve o tombamento aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Construída no ano de 1561 pelos portugueses, a igreja é a segunda mais antiga do país.

A Igreja Batista surgiu com o movimento Anabatista e é anterior ao movimento da Reforma Protestante. Os primeiros Batistas nunca fizeram parte da Igreja Católica, mas relatos históricos contam que sofreram perseguição tanto de elementos da Igreja Católica como do Protestantismo.

O primeiro templo do catolicismo no Brasil também foi erguido pelos frades. A igreja foi erigida onde hoje é Porto Seguro e recebeu o nome de Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, construída no ano de 1503.

O protestantismo começou na Alemanha em 1517, quando Martinho Lutero publicou suas Noventa e cinco teses como uma reação contra os abusos na venda de indulgências pela Igreja Católica, que pretendia oferecer a remissão da pena temporal de pecados para seus compradores.

Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no começo do século XVI. A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

Os beneditinos, os franciscanos e os missionários protestantes franceses chegaram em 1561 a Fort-Coligny, a colónia da França Antártica (1555-1567) fundada na baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf.

Sessão solene realizada nesta segunda-feira, 12/9, celebrou os 140 anos de organização da primeira Igreja Batista em solo brasileiro.

1. Do Evangelho; conforme manda o Evangelho; que segue a lei de Cristo. 2. Protestante (em oposição a católico romano).

Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.

de 1517

As 95 Teses de Martinho Lutero constituíam um documento que Lutero afixou na porta da igreja de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517. Este foi o marco inicial do que conhecemos hoje como a Reforma Protestante. Lutero questionava o abuso de autoridade do Papa e apresentava várias críticas à Igreja Católica.