Qual e o número de vértices de um quadrado?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

A forma de "vértice" de uma equação é escrita como y = a (x - h)2 + k, e o ponto vértice será (h, k). A sua equação quadrática atual deverá ser reescrita nessa forma e, para fazê-lo, é preciso completar o quadrado.

Número de vértices de um poliedro
Assim, o número de vértices é 2 unidades maior do que a diferença entre o número de arestas e o número de faces. Por exemplo, um cubo tem 12 arestas e 6 faces e, portanto, tem 8 vértices.

Possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais. A, B, C e D são os vértices do retângulo.

Vértices: são os pontos de encontro de dois lados; Diagonais: são os segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices não consecutivos do retângulo; Ângulos internos: São os ângulos de 90°, formados no encontro de dois lados.

A relação de Euler é uma igualdade que relaciona o número de vértices, arestas e faces em poliedros convexos. Ela diz que o número de faces mais o de vértices é igual ao número de arestas mais dois.

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

V – A + F = 2
Nessa fórmula, V = número de vértices, A = número de arestas e F = número de faces.

1 – Determinar as raízes x1 e x2 da função; 2 – Encontrar o ponto médio do segmento cujas extremidades são as raízes x1 e x2. Esse ponto médio é justamente a coordenada xv do vértice. 3 – Encontrar o valor da função no ponto xv, ou seja, calcular f(xv) tem como resultado o valor da coordenada yv do vértice.

Número de arestas em um poliedro convexo
Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

O cone por sua vez, mesmo sem ser um poliedro, tem 1 aresta e 1 vértice em uma das suas extremidades. Podemos contextualiza-los dessa forma: Esfera: 1 face, 0 arestas, 0 vértices. Cone: 2 faces, 1 aresta, 1 vértice.

Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas.

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui faces formadas por paralelogramos. É composto por 8 vértices, 12 arestas e 6 faces. É classificado como reto quando suas arestas são perpendiculares e como oblíquo quando suas arestas não são perpendiculares.