Qual é o objetivo da contabilidade?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O objetivo da contabilidade é informar as pessoas e as empresas sobre a sua situação financeira. Para concluir um objetivo tão nobre quanto esse, o contador — ou a equipe de contadores, no caso de uma grande empresa — assume diferentes estratégias e mapeamentos.

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

A contabilidade é essencial para a organização da situação financeira de uma empresa, pois ela realiza um planejamento com todas as etapas necessárias, levando em conta um determinado modelo de negócio para que assim consiga oferecer os resultados esperados.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

A contabilidade surgiu no início da civilização, com a necessidade do homem de controlar e armazenar seus bens, nasce, então, com a finalidade de um controle mais rígido desses bens.

O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.

Em resumo, um dos objetivos menos conhecidos da contabilidade é a análise da concorrência, que envolve comparar os dados financeiros, estratégias e desempenho da empresa com os de seus concorrentes, para identificar vantagens competitivas, riscos e oportunidades de mercado.

Os princípios da contabilidade são um conjunto de normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis. Elas representam a essência das doutrinas e teorias contábeis, que regem a atuação dos profissionais de contabilidade.

Descubra quais são as áreas da contabilidade

  • Contabilidade empresarial. Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. ...
  • Análise contábil. ...
  • Auditoria contábil. ...
  • Consultoria financeira.

A Contabilidade é a ciência que estuda o processo de administração burocrático das empresas, tendo papel crucial na tomada de decisões. São informações e relatórios que um contador compreende e orienta o empresário no melhor caminho a seguir para mais lucratividade e sucesso do negócio.

No setor empresarial, o contador é o responsável pela saúde financeira e geralmente cabe a ele liberar os demonstrativos de resultados, faturamentos, balanço financeiro e até guia de pagamentos de colaboradores e funcionários e guias de impostos como ISS e ICMS.

A contabilidade também auxilia na gestão da empresa por meio do controle financeiro, que inclui análise de risco, controle orçamentário e auditorias. O objetivo é garantir a saúde financeira, controlar custos e monitorar os indicadores econômicos da organização, tais como liquidez, rentabilidade e atividade (rotação).

Princípio do Registro pelo Valor Original
Esse princípio define que todo o patrimônio da empresa será contabilizado de acordo com o valor original da moeda naquele momento.

Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Competência; Princípio da Prudência.