Qual é o objetivo do sistema financeiro nacional?

Perguntado por: edinis4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos.

Este sistema compreende instrumentos, sistemas, regras e procedimentos para organizar, controlar e desenvolver o mercado. O Sistema Financeiro Nacional então compreende o conjunto de instituições e instrumentos que viabilizam o fluxo financeiro de recursos entre poupadores e os tomadores de recursos na economia.

Basicamente, o SFN é dividido em três grupos de entidades envolvidas: as normativas, responsáveis pelas diretrizes e políticas monetárias; as supervisoras, encarregadas da fiscalização; e, por fim, as operadoras - bancos, financeiras e outras instituições.

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.

uma forma geral, deve: i) garantir a aplicação de meios e recursos financeiros imprescindíveis ao processo de desenvolvimento nacional; ii) assegurar o funcionamento eficiente dos mercados.

O Sistema Financeiro Nacional – SFN, é um conjunto de órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia. Genericamente, o SFN é a transação de recursos entre poupadores (indivíduos e empresas) e investidores através do mercado financeiro.

A finalidade do Sistema Financeiro Nacional é definir estratégias para ditar o rumo da economia do país, de acordo com as oscilações do mercado global e a circulação de moeda na sociedade.

Como modernizar o setor financeiro em 3 etapas

  • Primeiro, corrija o fechamento financeiro.
  • Em seguida, seja estratégico por meio da automação.
  • Por fim, renove o coração do processo.

Comissão de Valores Mobiliários – CVM: protege os investidores do mercado de capitais, zelando por um funcionamento regular e ágil das bolsas de valores, mercado de balcão e bolsas de mercadorias e futuros. Superintendência de Seguros Privados – SUSEP: está ligada ao CNSP e cumpre as deliberações a ela passadas.

  • BCB. do Brasil.
  • CVM. Comissão de Valores Mobiliários.
  • Susep. Superintendência de Seguros Privados.
  • Previc. Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Para entender o papel do Conselho Monetário Nacional (CMN), é importante saber que esse órgão é um dos pilares do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e cabe a ele deliberações sobre temas importantes como: política da moeda; política do crédito no Brasil; ações em garantia ao desenvolvimento econômico e social.

Um objetivo financeiro é algo que desejamos conquistar que envolve o uso do dinheiro. Com base nessa definição, montar uma reserva de emergência, comprar um carro ou a casa própria, e fazer a viagem dos sonhos são alguns exemplos de objetivos financeiros.

Assim, o principal papel das instituições financeiras no mercado é a intermediação das negociações entre os agentes da economia. Com isso, elas têm por função disponibilizar empréstimos, financiamentos e produtos de investimentos aos seus clientes, que podem acessar diversos serviços a partir de uma única conta.

É função da Gestão Financeira analisar e controlar todo o movimento financeiro da empresa, além de realizar seu planejamento estratégico e administrar o patrimônio e o capital.

No Brasil, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está basicamente disciplinado pela Lei nº 4.595/1964. O órgão máximo desse sistema é o Conselho Monetário Nacional (CMN). De modo geral, o SFN é composto pelos seguintes segmentos: moeda, crédito, capitais, câmbio, seguros privados e previdência fechada.