Qual o objetivo do sistema de irrigação?

Perguntado por: icordoba7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente. Constitui-se em uma atividade imprescindível para qualquer tipo de exploração agrícola rentável, em quase todas as regiões da terra.

Elevada eficiência de aplicação, como a água é aplicada diretamente na raiz, ocorrem poucas perdas por evaporação; Facilidade e eficiência na aplicação de fertilizantes, com a fertirrigação; Grande adaptação aos diferentes tipos de solo; Mantém o solo uniformemente úmido e com oxigênio.

O que é sistema de Irrigação? A irrigação é uma técnica utilizada pelos agricultores para levar água às suas plantações. A água ajuda as plantas a crescer. Em regiões muito secas, a irrigação substitui a chuva.

Porém, para cada necessidade e forma de plantio, há um tipo de irrigação adequada:

  • Irrigação localizada. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo: Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. A água era derivada na época das enchentes para o campo, por 40 a 60 dias.

A modificação do meio ambiente, a salinização do solo, a contaminação dos recursos hídricos, o consumo exagerado de água, os problemas de saúde pública são consideradas as questões mais importantes a serem analisadas nos estudos referentes aos impactos ambientais.

Indica-se, por exemplo, o uso do sistema de irrigação por superfície do tipo inundação em plantações de arroz, já que os resultados são positivos. Para pomares, o sistema de sulcos ajuda a reduzir a perda de água por evaporação.

A irrigação realizada com bombas solares é uma alternativa sustentável de fornecer água à lavoura e tornar as regas mais eficientes.

No primeiro sistema, quando é possível controlar o nível do lençol freático, deixando-o próximo às raízes da planta. O segundo funciona como o gotejamento tradicional, porém sob o solo.

Fertirrigação
Basicamente, a fertirrigação consiste em uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água, através de um sistema de irrigação. É uma das maneiras mais econômicas e eficientes de aplicar fertilizante nas plantas. Pois, é aplicado menor quantidade do produto por vez e com maior frequência.

Os principais sistemas de irrigação utilizados no Brasil, são: o pivô central, a aspersão, a microaspersão, o gotejamento e sulco camalhão. Este último vem apresentando resultados animadores, principalmente para produtores de soja da região Sul do Rio Grande do Sul, em áreas de cultivo de arroz irrigado.

Continue lendo para conferir!

  1. 1 – Escolha o sistema de irrigação. O primeiro passo do seu projeto é escolher qual vai ser o tipo de irrigação utilizado para a sua cultura. ...
  2. 2 – Entenda sobre o manejo da irrigação. ...
  3. 3 – Mantenha a manutenção em dia. ...
  4. 4 – Planeje o investimento financeiro.

Um sistema de irrigação inadequado pode acarretar em inúmeros prejuízos para o cultivo de vegetais. O desperdício de água, a lixiviação de nutrientes do solo e o aparecimento de doenças e pragas vegetais, podem ser decorrentes de uma irrigação desequilibrada.

Chamamos de Irrigação a técnica de complementar a água fornecida às plantas durante a falta de chuvas. Quando associamos essa técnica ao planejamento de colocar a água na quantidade, na forma e no tempo em que a planta realmente necessita, nós estamos aplicando a Agricultura Irrigada.

A irrigação por superfície é um método que se baseia na cobertura do solo com uma lâmina de água que irá infiltrar no perfil do solo. A água é aplicada diretamente na superfície a ser irrigada, e isso acontece através da gravidade. Por isso, esse método também é conhecido como irrigação por gravidade.