Qual é o oposto de hedonismo?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Para os estoicos, de modo radicalmente oposto aos hedonistas e epicuristas, a felicidade não depende de coisas externas que nos dão prazer ou nos afastam da dor. Simplesmente porque não se pode controlar aquilo que nos é externo, que não está ao nosso alcance.

Não consta que houvessem escrito contra os estóicos. Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.

Enquanto o estoicismo ensina que deve utilizar a razão, negar os prazeres terrenos e aceitar as dores e problemas, lidando apenas com o que pode ser controlado, o epicurismo prega que os indivíduosdevem procurar prazeres moderados para alcançar um estado de tranquilidade e de libertação da dor.

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade. Essa escola de pensamento originou-se na cidade grega de Atenas próximo ao ano 300 a.C., embora seu fundador, Zenão, tenha sido um estrangeiro natural de Cítio (atual Lárnaca, na ilha de Chipre).

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.

Nesse sentido, Epicuro enfatiza que uma das maneiras de alcançar a tão sonhada felicidade é por meio do prazer, porém não é o prazer apenas por prazer, e sim aquele prazer que traz serenidade de espírito, que é livre de dor e de qualquer espécie de sofrimento corporal, ou seja, a saúde da alma.

O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude - em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos - está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Principais representantes do Estoicismo. Os três estoicos romanos mais conhecidos são: Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre. Após sobreviver a um naufrágio em que perdeu tudo o que tinha, Zeno foi parar em Atenas. Ali, conheceu as filosofias de Sócrates, Platão, Aristóteles e seus seguidores.

Os estoicos eram uma vertente filosófica influente durante os períodos helenista e romano que enfatizava a harmonia e resignação diante da natureza. Os estoicos são mencionados em Atos 17:18, junto com os epicureus. Em At 17:28, Paulo cita um poeta estóico, Arato: “Pois nós realmente somos sua geração”.

O primeiro passo para praticar o estoicismo é identificar o que está em seu controle e o que não está. O estoicismo ensina que a única coisa que está em nosso controle é a nossa própria mente e a maneira como reagimos ao mundo ao nosso redor.

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com as leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:
Conhecer a si mesmo. Controlar a ansiedade. Lidar com a insegurança.

Os estóicos foram uma força ideológica do cristianismo em formação, através de Sêneca. Assim, na sistematização do Cristianismo entraram várias formas do pensamento antigo, e o mundo cristão foi se amalgamando no estoicismo, no monoteísmo judaico, mitos orientais, pensamento essênico.

Os estóicos concebem que o universo é um ser vivo como Deus, confundindo-se com este. Assim, o homem deve viver em harmonia com a vida universal, buscando o equilíbrio diante das tensões do universo. De certo, esta concepção leva a um empirismo no estoicismo.

1 impassível, imperturbável, inabalável, inquebrantável, insensível. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se sente conformado perante o sofrimento: 2 conformado, resignado.

O epicurismo é a corrente criada a partir do pensamento de um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos, no século IV a.C. Epicuro devotou sua vida a estudar o que, de fato, conduz as pessoas à felicidade. Afirma que o prazer é o princípio básico das escolhas humanas.

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.