Qual é o órgão que fica dentro do crânio?

Perguntado por: ofrutuoso4 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O crânio é uma caixa óssea que tem como função proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do sistema respiratório e digestório.

Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

Na cabeça estão situados estruturas importantes do corpo humano, como: os órgãos dos sentidos: audição, olfato, visão e paladar; o cerebelo, as meninges, o bulbo raquidiano e outras, que se encontram protegidas pela caixa craniana.

Os doze pares de nervos - nervos cranianos - dirigem-se diretamente do cérebro para várias partes da cabeça e para o pescoço. Alguns nervos cranianos estão envolvidos nos sentidos especiais (como visão, olfato e paladar) e outros controlam músculos na face ou regulam as glândulas.

O neurocrânio corresponde à parte superior e posterior do crânio que apoia as estruturas da face e protege o cérebro. É constituído principalmente por ossos e placas de cartilagem achatadas, formando uma cavidade onde ficam alojados o cérebro e vários órgãos dos sentidos - a visão, o olfato e o ouvido.

Sintomas que devem levar uma pessoa que teve uma lesão na cabeça para uma avaliação médica incluem: perda de consciência, perda de memória, confusão, uma dor de cabeça contínua, vômitos, ou convulsões. A maioria das pessoas com um trauma menor se recuperará bem em 1 a 2 dias.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Esse órgão, que apresenta o tamanho médio de um punho fechado, está localizado atrás do esterno e entre os pulmões, no mediastino médio. Ele garante o bombeamento graças a contrações rítmicas do músculo cardíaco.

O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.

Depois da pele, os cinco órgãos mais pesados do corpo são: intestinos (3,4 quilos – 1,81 o intestino grosso e 1,54 o delgado); pulmões (2,27 quilos – 1,13 cada); fígado (1,45 quilos); cérebro (1,36 quilos) e coração (0,27 quilos).

Se você estiver em repouso, ele levará em média um minuto para percorrer o labirinto das artérias e veias. Já quando você faz exercícios ou leva um susto, as células demandam mais oxigênio, por isso, o coração acelera e com ele a circulação também passa a ter outro ritmo.

A origem desta nevralgia também habitualmente idiopática pode ser um trauma na parte de trás da cabeça, ou contratura muscular dos músculos da região do pescoço, ou ainda a compressão dos respetivos nervos provocada por fenómenos de osteoartrite, tumores ou outro tipo de lesões do pescoço.

Segundo ele, as causas mais frequentes são aneurismas, tumores cerebrais, hidrocefalia, meningites e doenças oculares, nas vias aéreas ou em tecidos extracranianos. Nos casos mais graves, o diagnóstico pode ser feito por ressonância magnética, tomografia e angiotomografia de crânio, conforme avaliação médica.

A nevralgia do grande occipital é uma forma de cefaleia intensa e debilitante que atinge a região posterior da cabeça — área que é inervada pelo nervo occipital. Afeta igualmente os homens e as mulheres e não tem uma idade preferencial de ocorrência.

Estes incluem os dois ossos parietais, dois temporais, o frontal, o occipital, o esfenoidal e o etmóide. O osso parietal forma a maior parte do lado superior e lateral do crânio. Esses são ossos pareados, assim temos os ossos parietais direito e esquerdo se unindo na parte superior do crânio formando a sutura sagital.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

A base do crânio se estende desde as linhas nucais superior no osso occipital posteriormente, até os dentes incisivos superiores, anteriormente. Este aspecto do crânio possui várias estruturas importantes, incluindo o maior forame do crânio, o forame magno.

Quais são os sintomas mais comuns de encefalite?

  1. Confusão mental;
  2. Agitação;
  3. Fraqueza ou até paralisia muscular;
  4. Desmaios;
  5. Convulsões;
  6. Rigidez das costas e do pescoço;
  7. Perda de memória;
  8. Sensibilidade exacerbada à luz.

Em caso de uma encefalite ( inflamação do encéfalo) precisamos minimamente de um exame de imagem como a ressonância magnética ou tomografia , exames sanguíneos laboratoriais ( hemograma e bioquímica) e um exame de LCR ( líquido cefalorraquidiano ) para detectar qual o tipo de inflamação em questão.

Continuar lendo Como é o crânio?