Quantos kg O crânio aguenta?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Quando estamos com o pescoço reto, numa posição confortável e relaxada, nossa cabeça exerce no início da coluna um peso de aproximadamente 6 quilos. Basta apenas inclinarmos para baixo que o valor é impressionantemente multiplicado por cinco. Logo, é aplicada em nossa nuca cerca de 30 quilos.

O osso mais forte do corpo humano está na sua cabeça
Nada disso: o osso mais forte é a mandíbula, também chamada de maxilar inferior. Além de ser o único osso móvel do crânio, ele é capaz de manter os dentes, suportar grandes níveis de estresse e se movimentar repetidamente por toda a vida.

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

O osso lacrimal é o menor e mais frágil dentre os ossos da face. Ele se situa na porção anterior da parede medial da órbita, bilateralmente.

A pele é o órgão mais pesado do corpo: a de um adulto pesa entre 4 e 9 Kg!

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Depois da pele, os cinco órgãos mais pesados do corpo são: intestinos (3,4 quilos – 1,81 o intestino grosso e 1,54 o delgado); pulmões (2,27 quilos – 1,13 cada); fígado (1,45 quilos); cérebro (1,36 quilos) e coração (0,27 quilos).

Um pedaço de osso humano do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar até 9 toneladas de carga.

O segredo do osso está na sua composição. Entram na receita sais de cálcio e fosfato, que dão rigidez, e colágeno, uma proteína que dá flexibilidade.

O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos.

O estouro do crânio
Para se ter uma ideia, a caixa craniana humana é mais resistente do que aço ou concreto de mesma massa, segundo o site ScienceAlert. Para fraturar um crânio, seria preciso aplicar cerca de 500 quilos de força, ou 2.300 newtons.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

Quais são os sintomas de fratura na perna? Logo após o trauma, o paciente sente uma dor que pode chegar ao nível intenso e fica incapaz de andar ou se sustentar sobre a perna lesionada.

Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral
Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.

Qualquer pancada na cabeça pode ser perigosa
Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro.

A fratura no crânio se caracteriza por uma quebra na caixa óssea que protege e guarda o cérebro. Pode acontecer com ou sem danos ao órgão e resultar de lesões abertas (que rasgam a pele) ou fechadas. Quando há danos ao cérebro, então chamamos de o traumatismo craniano.

O crânio das pessoas é normalmente irregular, isso acontece, pois quando nascemos, ele é formado por várias placas de osso que são separadas pelas moleiras. Com o passar do tempo elas vao se fundindo e, por isso, o resultado final são algumas irregularidades.

Apesar de ter tanta relevância para as nossas defesas, o baço é um órgão dos mais frágeis e pode sair danificado até com uma simples pancada.

Continuar lendo Como é o crânio?