Qual e o país de origem da valsa?

Perguntado por: oespinosa8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Valsa é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre, ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam Page 14 separados) e o Laendler (dança campestre, na Alemanha).

A cada começo de ano, Viena é dominada pela febre de valsa: mais de 450 bailes são festejados na capital, nos meses de janeiro e fevereiro.

A história das valsas vienenses
A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.

A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.

Valsa Figurada: Caracterizada pela execução rígida de elementos em figuras. Cross-Step Waltz: Tempo lento e caracterizada pelo primeiro passo sendo cruzado em ambos os dançarinos. Valsa Escandinava: Pode ser devagar ou rápida, mas é caracterizada pelos dançarinos estarem sempre em rotação.

A valsa chegou ao Brasil por volta da década de 1830, seguindo o modelo europeu. A partir de 1870, quando surge o choro, os músicos brasileiros passam a imprimir novas características às composições. Dessa forma, a valsa tornou-se um gênero da música popular.

No Brasil, a salsa foi propagada pelo bailarino Fernando Claumann. No ano 2000 foi inaugurada a primeira companhia de salsa, que foi a responsável por criar o Encontro Nacional de Salsa e, desde então, a prática de dança só cresceu no país.

Johann Strauss (filho)

Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e regente austríaco. É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”.

A música de hoje é sua mais famosa valsa: Danúbio Azul.

É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”. A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

valsa {feminino}
Walzer {m.}

A valsa é dançada em compassos de dois e em giro, no sentido horário. Assim sendo, o acompanhante irá girar para a direita e a aniversariante para a esquerda, de forma a manterem-se sincronizados. É o homem quem dá início ao giro.

O primeiro par é seu pai, depois valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe. O ritmo pode ser o clássico, mas muitas meninas, hoje em dia, escolhem outros estilos musicais. Fica a critério de cada uma! A valsa também pode ser o momento da abertura da pista de dança.

A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX inspirada em danças como o minueto (dança na qual os pares dançavam separados) e o laendler (dança campestre, na Alemanha).

Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.