Qual é o papel do assistente social na comunidade?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.

Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.

Art. 5° - No exercício de sua profissão, o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestando-lhes os serviços que lhe são devidos, tendo-se em vista o princípio de autodeterminação.

O assistente social, diante de seu papel de garantir proteção social aos usuários da política de AS, deve ter conhecimento amplo da legislação e estar em constante atualização. Afinal, as leis mudam com frequência.

A atuação do assistente social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social.

Segundo Iamamoto, “Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar, efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.” ( IAMAMOTO, 2009).

As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.

Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.

2) Atendimento e acompanhamento de pacientes e suas famílias; 3) Gestão e planejamento de políticas de saúde; 4) Articulação e trabalho em rede com outras instituições e serviços; 5) Participação em pesquisas e estudos sobre saúde e desigualdade social.

1. Respeitar no beneficiário do Serviço Social a dignidade da pessoa humana, inspirando- se na caridade cristã. 2. Aplicar todo zelo, diligência e recursos da ciência no trabalho a realizar e nunca abandonar um trabalho iniciado, sem justo motivo.

Constituem competências do Assistente Social: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de ...

Abrir a escola à comunidade, realizar trabalhos preventivos contra a evasão, a violência, o alcoolismo e as drogas, identificar formas de atendimento às demandas sócio-econômicas das crianças e de seus familiares e envolver a família na educação são algumas das ações que devem ganhar impulso com a implementação da lei ...

Perguntas de entrevista de Assistente Social

  • Pergunta 1: Por que você escolheu a profissão de assistente social? Como responder: Não deixe de expressar sua vontade de ajudar outras pessoas. ...
  • Pergunta 2: Como você lida com situações de alta pressão? ...
  • Pergunta 3: Quais etapas você segue para indicar recursos aos clientes?

Serviço social é uma área de estudos das demandas da sociedade, visando a promover o bem-estar da população e a redução das desigualdades. Ela é multidisciplinar, reunindo conhecimentos de disciplinas como Sociologia, Saúde Coletiva, História, Filosofia e Pedagogia.

Para isso, os assistentes sociais elaboram planos de assistência, analisam, coordenam e executam programas e projetos que ajudem a viabilizar os direitos de indivíduos e comunidades e seu acesso à saúde, educação, previdência social, habitação, bem-estar, dentre outros.

Os Assistentes Sociais podem, ainda, atuar como autônomos ou como pessoas jurídicas; ou seja, não há uma legislação específica para o Assistente Social; a forma de contrato e de atuação são as mesmas dos demais trabalhadores/prestadores de serviços.