Qual é o perfil do professor inclusivo?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A educação inclusiva se baseia em proporcionar uma abordagem de ensino que garanta a acessibilidade e condições de aprendizado igual para todos. O papel do professor é ajudar a eliminar as barreiras excludentes, e garantir que esses alunos tenham a mesma oportunidade de se desenvolver intelectualmente.

Sendo assim, cabe aos professores procurar novas posturas e habilidades que permitam problematizar, compreender e intervir nas diferentes situações que se deparam, além de auxiliarem na construção de uma proposta inclusiva, fazendo com que haja mudanças significativas pautadas nas possibilidades e com uma visão ...

Os requisitos básicos para ser um professor de educação especial são:

  • Ter boa comunicação, sobretudo com crianças;
  • Ser paciente e empático;
  • Contar com muita criatividade, porém, também ter responsabilidade;
  • Ser flexível e dinâmico.

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

De certa forma, esses profissionais são a “ponte” entre o ensino tradicional e as crianças com deficiência, ajudando a criar um ambiente que pense nesse grupo de alunos como parte da instituição, tratando todos com respeito e facilitando sua educação.

Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos. A palavra-chave para uma sala de aula inclusiva é respeito. Valorizar a diferença é envolver a diversidade em todas as práticas educativas e sociais. Por isso, o professor deve dar máxima atenção à promoção do companheirismo e das boas relações.

O professor como mediador deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando só dos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.

O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.

É necessário que o professor em seu processo de formação seja capacitado para trabalhar a inclusão, proporcionando o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, inserido os portadores de Necessidades Educacionais Especiais na sociedade, e, contribuindo para que eles possam atuar maneira autônoma.

Bom, para trabalhar nessa área, antes de tudo, você precisa ter um diploma de graduação, seja em Pedagogia, Licenciatura ou outras áreas da educação. Essa primeira formação geralmente terá disciplinas que abordam a educação especial de forma mais ampla.

O educador deve reunir competências e habilidades para criar hábitos de higiene e alimentação, rotinas de atividades, planejar situações de aprendizagem que promovam conhecimentos, o que envolve também o desenvolvimento neurológico e socioemocional de cada aluno.

Por conta disso, esse papel tem sido desempenhado por diversos públicos, incluindo auxiliares de sala, estagiários de pedagogia, pessoas com ensino médio completo que acessam a vaga através de processo seletivo, professores com ou sem habilitação em Educação Especial, pessoas da comunidade e, em muitos casos, os ...

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto que determina o máximo de três alunos com deficiência a serem atendidos pelo profissional de apoio escolar.

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser.

O convívio escolar: é um grande exemplo de práticas inclusivas, pois contribui para o respeito, a empatia e a significação de conhecimento de forma mais autônoma. O ritmo de aprendizado é respeitado e o foco é descentralizado apenas do conteúdo.

É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.

Confira algumas dicas sobre educação inclusiva para serem levadas para a sala de aula:

  • Respeite a individualidade dos alunos.
  • Faça atividades em grupo mesclando a turma.
  • Promova campanhas em prol da diversidade na escola.
  • Faça avaliações individuais.
  • Coloque a tecnologia a seu favor.

A resposta correta é: (c) Parceiro. Explicação: O educador deve ser um parceiro no processo de inclusão escolar, isto é, deve trabalhar em conjunto com os demais profissionais, os estudantes e as famílias envolvidas na inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Assim, podemos concluir que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva define que o cuidador deve atuar, contratado pela escola, para apoiar questões de saúde, higiene, mobilidade e/ou deslocamentos de qualquer aluno que venha a precisar de ajuda.