Qual o perfil do leitor iniciante?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O estudante alocado no nível INICIANTE lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

LEITOR INICIANTE
Leitores iniciantes são aqueles que ainda gastam muito tempo no processo de decodificação das palavras, o que compromete sua compreensão do que leram.

Portanto, se você acha que ler é ler e fim de papo, continue…
...
Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

O bom leitor é aquele que com ampla leitura, entende o que lê, tem objetivos, responsabilidade com o que está lendo, quando inicia uma leitura, a faz até o fim. Segundo Botelho (2012), “um bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida”.

Principais características da carta do leitor
Temas atuais e de caráter subjetivo; Linguagem simples, clara e objetiva; Presença de destinatário e remetente; Texto expositivo e argumentativo.

O leitor precisa compartilhar dos sentidos construídos pelo autor, mas precisa ser capaz de construir os seus próprios sentidos, que serão constituídos e orientados pelas suas vivências, experiências e conhecimentos, os quais se diferenciam tanto em conteúdo como em elaboração dos demais leitores e do próprio autor.

Para ser considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses.

Como formar leitores infantis?

  1. Envolvimento muito ativo dos professores.
  2. Dedicação de tempo da equipe.
  3. Acesso a livros de qualidade.
  4. Bibliodiversidade satisfatória.
  5. Muita conversa entre estudantes e professores.

O leitor possibilita ao romance nova vida, nova interpretação. Ele ressalta um novo valor que pode ser agregado à obra. O sujeito que lê questiona a narrativa para que possam emergir novos significados. É cumprindo estas funções que o leitor assumirá também seu papel de realizador da obra literária.

São eles:

  1. O leitor contemplativo, meditativo. ...
  2. O leitor movente, fragmentado. ...
  3. O leitor imersivo, virtual.

O primeiro tipo de leitor é o contemplativo-meditativo, este é da idade pré-industrial, o leitor que se identifica com o livro impresso, com a imagem. O segundo é o leitor em movimento, dinâmico, do mundo híbrido; um leitor ligado a revolução industrial, do começo dos grandes centros urbanos.

De acordo com o estudo, os pré-adolescentes são os que mais leem. Enquanto apenas 4% dos participantes entre 50 e 69 anos relataram o contato diário com literatura e 2% entre aqueles com mais de 70 anos. Entre as crianças, a prática está relacionada à escola, à família e à escolaridade dos pais.

Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade.