Qual é o piano mais antigo do mundo?

Perguntado por: emata8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Este piano, o mais antigo que existe, é um dos três instrumentos procedentes da oficina de Bartolomeo Cristofori, que inventou o piano em 1700 na corte florentina de Médici. O exemplar do Museu, que data de 1720, ainda pode ser tocado.

Seu inventor foi o italiano Bartolomeo Cristofori. Nascido em Pádua, no dia 4 de maio de 1655, o especialista em música fabricava instrumentos musicais desde criança, principalmente cravo, o instrumento de teclado mais difundido da época.

O piano foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700. Cristofori procurou idealizar uma evolução do cravo, um instrumento bastante parecido com o piano, com a diferença de suas cordas serem tangidas por bicos de penas.

1 – Franz Liszt – La Campanella
As composições de Franz Liszt talvez pudessem preencher a lista toda, mas a unanimidade é a famosa “La Campanella”.

O Steinway & Sons Model D é amplamente considerado o piano mais desejado e admirado do mundo.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Jerry Lee Lewis (Ferriday, 29 de setembro de 1935 – DeSoto, 28 de outubro de 2022) foi um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll, considerado um dos pioneiros do gênero. Foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1986.

Mozart pode ser considerado o primeiro "pianista concertista", já que se apresentou amplamente ao piano. Os compositores Beethoven e Clementi da era clássica também eram famosos por sua interpretação, assim como, da era romântica, Liszt, Brahms, Chopin, Mendelssohn, Rachmaninoff e Schumann.

No Brasil, o piano chegou por volta de 1808, junto com família real. Teria sido o príncipe regente, Dom João VI, o verdadeiro responsável pela chegada do instrumento em nosso território.

A essência da nova invenção residia na possibilidade de dar diferentes intensidades aos sons (algo inexistente no cravo e bastante limitado no pequeno clavicórdio) e, por isso, recebeu o nome de pianoforte (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e, mais tarde, reduzido apenas para piano.

É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”. Uma publicação datada de 1711 apresentava um desenho do mecanismo por ele inventado em 1707 e aplicado num instrumento a que deu o nome de PIANO E FORTE.

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

Mas, em geral, quem toca um instrumento, consegue tocar o outro. O piano padrão tem 88 teclas, assim como muitos teclados elétricos. No entanto, alguns teclados têm menos de 88 teclas.

Como mencionado acima, não há idade para começar a tocar piano. Se os menores podem se iniciar bem cedo, a partir de 3 anos, está claro que não há nenhum problema se o adolescente (entre 12 e 18 anos) também quiser praticar.

Qual deles é mais fácil de aprender? A facilidade para tocar cada um dos instrumentos é muito relativa, já que isso vai variar de cada músico. Se a questão for a rapidez no momento de aprender algum tipo de instrumento, o mais indicado seria o teclado.

Com o violão é importante trabalhar muito a coordenação motora, mas é mais complexa a questão das notas, acordes e visualizar isso no violão é mais difícil. Já no teclado, a visualização das notas e acordes é mais fácil, porém é necessário muito mais tempo de estudo para se chegar a um nível alto no piano ou teclado.

Franz Liszt

Considerado o maior pianista de sua época e um dos maiores de toda a história, Franz Liszt foi um dos mais proeminentes representantes “Neudeutsche Schule” (Nova Escola Alemã). Deixou obras que influenciaram seus contemporâneos sobre o futuro e antecipou algumas ideias e tendências do século 20.

O pianista chinês Yangyang Ruan venceu, no domingo, o título de Melhor Pianista do Mundo, no Concurso Internacional Santa Cecília, que decorreu na Casa da Música, no Porto, anunciou nesta segunda-feira a organização. Yangyang Ruan interpretou o Concerto para piano e orquestra n. º1, op.

Conheça os melhores pianistas do mundo e inspire-se neles!

  • Ludwig van Beethoven. Não há quem nunca tenha ouvido falar em Ludwig van Beethoven. ...
  • Wolfgang Amadeus Mozart. Outro grande nome da música clássica e erudita, Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na Áustria em 1756. ...
  • Frédéric Chopin. ...
  • Maurice Ravel. ...
  • Franz Liszt. ...
  • Franz Schubert.