Qual é o planeta todo azul?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Os astronautas só identificam a Terra como Planeta Azul quando olham para ela em seus momentos iluminados pelo Sol. Do outro lado, onde é noite, a Terra é escura, pois não há luz solar para interagir com os oceanos e gerar sua cor azulada característica.

O Planeta Terra é o terceiro dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar. A partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Também chamado de "Planeta Azul", recebe essa denominação posto que grande parte do planeta é formado por água.

Os dois planetas são azuis porque possuem metano em suas atmosferas, gás que absorve a cor vermelha da luz do Sol. Mas uma camada média de névoa de metano em Urano parecia ser duas vezes mais espessa que a camada de Netuno.

Júpiter é conhecido por suas características “listras” coloridas, como a famosa Grande Mancha Vermelha, que se fazem presentes por toda a extensão do planeta.

Já em Marte, acontece o oposto. O céu durante o dia é vermelho e durante a noite é azul. Isso acontece porque a poeira é responsável por refletir a luz por lá, ao contrário do nosso planeta, onde a luz do sol é refletida nos gases da atmosfera.

Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.

Isso significa que da órbita não podemos ver mais do que uma densa camada de nuvens de ácido sulfúrico e sem detalhes de superfície. Por este motivo, nota-se em todas as fotos que Vênus tem uma cor amarelada quando vista do espaço. Isso ocorre porque as nuvens de ácido sulfúrico absorvem a cor azul.

Também é chamado de planeta azul, devido ao gás metano concentrado que lhe dá uma coloração azulada. Mas o nome Netuno foi inspirado na mitologia Romana, que significa Deus do Mar.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Júpiter

Até hoje, o TrES-4 ocupa o posto de maior planeta já encontrado pela humanidade, sendo quase duas vezes maior que Júpiter. O gigante faz parte da constelação de Hércules e orbita um sistema solar com dois sóis.

Mercúrio

O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; mercúrio: amarelo; Vênus: azul claro com rajadas brancas; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho claro; Ceres: bege; Júpiter: alaranjado; Saturno, amarelo; Urano: verde;Netuno: azul; Plutão: gelo e Éris: cinza.

Plutão é um dos objetos com mais contraste do Sistema Solar, com tanto contraste quanto a lua de Saturno Jápeto. As cores variam entre preto, laranja escuro e branco. Buei et al. descreveu a superfície de Plutão como "bem menos vermelha que Marte, e bastante semelhante a Io, porém um pouco mais laranja".