Qual planeta chove gasolina?

Perguntado por: ssubtil7 . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Eles são cobertos por uma névoa amarela com nuvens negras de fuligem. Na superfície, há poços de metano borbulhantes e lama negra. Por lá, chove gasolina e asfalto derretido.

Mercúrio é um planeta que quase não tem atmosfera e, por isso, não tem climas com características definidas, como chuva, ventos e nuvens.

Em alguns planetas essa meteorologia inesperada foi confirmada experimentalmente por cientistas nos Estados Unidos, sendo aqueles Urano e Netuno, os planetas mais distantes do Sol e menos conhecidos [1,2].

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC.

Astrônomos descobriram um novo planeta que tem o dobro do tamanho de Júpiter e é tão quente quanto uma estrela. Suas temperaturas podem atingir até 4600 Kelvin (mais de 4300°C), e ele recebeu o nome de KELT-9b. Definitivamente, este é o mundo mais quente já descoberto.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente.

Vales Secos, Antártica
Simplesmente não há chuva durante todo o ano e não existe umidade por lá.

A NASA, agência espacial norte-americana, divulgou algumas das descobertas feitas sobre o planeta conhecido como HD 189733b, localizado em uma órbita de uma estrela diferente do Sol. A mais curiosa delas, com certeza, é a constatação de que uma constante chuva de vidro derretido recaia sobre a superfície do planeta.

Mercúrio não tem atmosfera e está muito próximo do Sol. Enquanto durante o dia a temperatura ultrapassa 400º C, à noite chega a -179º C. Nunca pousamos em Mercúrio, mas temos muitas imagens recentes da sonda americana Messenger, que no final da sua missão se espatifou no solo mercuriano.

Mercúrio não tem uma atmosfera significativa e executa rotações lentas com uma inclinação axial muito pequena. Por causa desta similaridade com a Lua, a colonização de Mercúrio pode ser executada com a mesma tecnologia e equipamentos gerais que serão usados na colonização de nosso satélite natural.

Wasp-76b, como é conhecido, orbita tão perto de sua estrela, que suas temperaturas durante o dia excedem 2.400°C — calor suficiente para vaporizar metais. A período da noite do planeta, por sua vez, é 1.000°C mais frio, permitindo que esses metais condensem e caiam como chuva.

Pela primeira vez foi possível observar a “chuva de diamantes” através de um experimento em que pesquisadores imitaram as temperaturas e pressões externas encontradas naturalmente nas profundezas dos gigantes de gelo Netuno e Urano.

Dois fatores contribuem para o fenômeno: pressão e temperatura, que agem sobre o gelo nos dois planetas. Diferentemente da Terra, o gelo de Urano e Netuno é feito de água, metano e amônia. As densas nuvens dos dois planetas carregam o trio de elementos. Dessa forma, em temporais, há chuva de diamantes, literalmente.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Nebulosa do Bumerangue

O lugar mais frio do universo se localiza a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Centaurus, e se chama Nebulosa do Bumerangue, devido ao seu formato. A temperatura lá é tão fria que as partículas alcançam o mínimo quântico de velocidade, onde não há um calor interno a ser absorvido por elas.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.