Qual é o plural de ler?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Assim: ele lê, eles leem; ele crê, eles creem; ele vê, eles veem; ele dê, eles deem. Reparou? A reforma ortográfica cassou o chapeuzinho que aparecia no hiato ee.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

  1. lê tu.
  2. leia. ele/ ela/ você
  3. leiamos. nós.
  4. lede. vós.
  5. leiam. eles/ elas/ vocês.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Neste artigo trouxemos 5 dicas de como estimular a leitura na escola, fazendo com que os alunos abracem a literatura.
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Trilhas de leituras prontas para sua escola!

  1. Conte histórias. ...
  2. Crie um clube de leitura. ...
  3. Crie o Prêmio de Incentivo à Leitura. ...
  4. Não deixe as novas mídias de lado.

Significado de Lê
Lê vem do verbo ler. O mesmo que: estuda, pronuncia, profere, compreende, depreende, articula, declama, adivinha.

Se você for citar o nome de alguém na mensagem, certifique-se de que COPIOU (inseriu o email no campo CC:) e informar, logo após o nome dele(a) a seguinte expressão “(que nos lê em cópia)”. Dessa forma evita-se a famosa fofoca corporativa.

Livros que todo mundo precisa ler:

  • 1 – O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry. ...
  • 2 – Romeu e Julieta – William Shakespeare. ...
  • 3 – 1984 – George Orwell. ...
  • 4 – Dom quixote de La mancha – Miguel de Cervantes. ...
  • 5 – Orgulho e preconceito – Jane Austen. ...
  • 6 – Os Miseráveis – Victor Hugo. ...
  • 7 – Dom Casmurro – Machado de Assis.

1- Se o substantivo terminar em “y”, precedido de consoante, tira-se o “y” e acrescenta-se “ies”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O numeral “zero” não representa a forma de plural, mas, sim, a total ausência de quantidade; um conjunto vazio. Portanto, se não há a pluralidade, se não há um número maior de um, a concordância com o numeral zero (0) deverá ser feita no singular. Veja os exemplos: (1): “Fez zero grau essa madrugada.”

2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

ª pessoa do singular), NÓS (1. ª pessoa do plural), VÓS (2. ª pessoa do plural), ELES/ELAS (3. ª pessoa do plural).

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.

Peça para ele ler todas as palavras e verifique se há diferença entre o que ele já costuma ler e o que não é tão familiar; 2) Leitura de textos em prosa, de duas formas: primeiro, com um texto já lido em sala e, portanto, conhecido pelo aluno.

O projeto “Quem Não Lê, Não Escreve”, teve seu início de implementação em 2001. Seu objetivo é estimular a leitura de temas transversais (Ética, relações intra e interpessoal, liderança, dentre outros), buscando superar a formação tecnicista e qualificar as produções científicas.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.