Qual é o plural de mosca?

Perguntado por: ecosta5 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Moscas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Significado de Mosca
substantivo feminino Nome dado a muitos insetos da ordem dos dípteros, cujo tipo é a mosca doméstica e cujas espécies são numerosíssimas.

O versículo Dez de Eclesiastes
Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor. (Eclesiastes 10.1).

Os perigos da mosca-varejeira
Esse pequeno animal tem um hábito alimentar muito ativo e, devido a esse comportamento, consegue espalhar diversas doenças. Por exemplo, essa mosca pode provocar disenteria, tifo, cólera e até mesmo transmitir salmonela para utensílios usados na cozinha e em superfícies.

Mosca Doméstica
Cada mosca fêmea produz cerca de 700 ovos (6 baterias de 100 a 150 ovos) cerca de dois dias após a cópula e ovipõe em matéria orgânica em decomposição (fezes animais ou humanas, lixo doméstico, etc.).

A mordida de uma mosca tsé-tsé é uma experiência extremamente desagradável. Não é como a de um mosquito, que pode inserir sua fina língua diretamente no sangue, muitas vezes sem o alvo perceber: a boca dela tem minúsculas serrilhas que rompem a pele para poder sugar o sangue.

Moscas. Este inseto possui apenas um par de asas membranosas correspondente às asas anteriores. Estes insetos apresentam metamorfose completa, isto é, apresentam as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados.

mos·ca·-va·re·jei·ra ra. Plural: moscas-varejeiras. Plural: moscas-varejeiras.

[Portugal, Informal] Estar boquiaberto, sem fazer nada.

Qual é o diminutivo de mosca? Mosquinha? Pode ser.

É um substantivo que admite o plural em –ões (gaviões) e o feminino em –ã e em –oa: gaviã e gavioa.

O que Deus quer de uma mosca, por exemplo? Ela vive em torno de 24 horas. Nasce, cresce, se reproduz e morre. A mosca se define por aquilo que faz – ela serve de alimento para muitos animais e sua presença na Terra é importante para a manutenção da vida de outros animais e para o equilíbrio entre espécies.

Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas das mitologias cananeia e fenícia: Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade. Também associado à morte e crueldade; Zebub, o deus das moscas e da pestilência.

As moscas-das-frutas, por exemplo, procuram substâncias açucaradas e se alimentam, normalmente, de frutas expostas além de líquidos doces, como refrigerantes e sucos derramados. Já as moscas-domésticas, são atraídas por dejetos orgânicos.

A verdade é que quanto mais tempo uma mosca permanece em cima de sua comida, maior a chance de bactérias, vírus e parasitas serem transferidos para ela. Por isso, se uma mosca pousar em cima do seu prato e você golpeá-la imediatamente, é provável que a comida seja segura para comer.

Doenças. As moscas podem comer alimentos em decomposição e fezes de animais. Isso faz com que elas sejam transmissoras de agentes patógenos que podem causar problemas de saúde. Por exemplo, intoxicação alimentar, infecções respiratórias, cólera, diarreia, disenteria e febre tifoide.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

Os insetos, por sua vez, possuem um tipo de sangue (chamado de hemolinfa) que pode ser amarelado, azulado ou esverdeado – em certas espécies de formigas ele pode até ser incolor.

A Euryplatea nanaknihali tem 0,4 milímetro de comprimento e é pelo menos cinco vezes menor que mosca da fruta, uma das espécies mais comuns do mundo. Os especialistas que identificaram a espécie acreditam que elas representem uma ameaça a pequenas formigas.