Faz mal comer comida que a mosca pousou?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

E uma vez que moscas podem transferir sérias e contagiosas doenças como cólera, diarreia e febre tifoide, é provavelmente melhor evitar comer coisas nas quais moscas pousaram”, explicou Ron Harrison, especialista em controle de pragas, em declaração publicada no Metro.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Após terem pousado sobre fezes, feridas e animais mortos, elas podem pousar sobre o alimento humano e contaminá-lo, depositando sobre este as bactérias contidas na sua saliva, patas e cerdas do seu corpo.

"Se você deixou um alimento descoberto durante horas e não sabe quantas moscas pousaram e o quanto de tempo que ficou exposto, o ideal é que ele seja descartado para evitar possíveis problemas desses patógenos", recomenda Vanessa.

A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Se você guardar uma comida com ovos de mosca, fique sabendo que dentro de 8 a 24 horas esse alimento vai estar coberto de larvas que vão começar a se alimentar e crescer.

Sintomas

  1. Sensação de ferroada na pele.
  2. Coceira.
  3. Vermelhidão na área afetada.
  4. Sensação de movimento sob a pele.

Polvilhe cal e sal nas áreas afetadas para desidratar as larvas isoladas. A cal hidratada (hidróxido de cálcio) e o sal ressecam as larvas, matando-as por déficit de pressão de vapor d'água. Misture ¼ xícara (60 ml) de cada ingrediente e, depois, polvilhe a solução nas áreas afetadas.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

dor intensa; sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento; coceira; inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

A miíase é caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele. As larvas de moscas completam parte de seus ciclos de vida alimentando-se de tecidos (vivos ou mortos) no corpo humano. A miíase pode se dar de duas formas: berne ou bicheira.

Quando o local machucado está sangrando e desprotegido, a mosca varejeira faz dele seu criadouro para produzir suas larvas de berne. Portanto, vá ao médico imediatamente para tratar qualquer sinal de infecção cutânea causada pela presença de bernes.

O ciclo de desenvolvimento das moscas passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento.

Os perigos da mosca-varejeira
Esse pequeno animal tem um hábito alimentar muito ativo e, devido a esse comportamento, consegue espalhar diversas doenças. Por exemplo, essa mosca pode provocar disenteria, tifo, cólera e até mesmo transmitir salmonela para utensílios usados na cozinha e em superfícies.

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

A miíase é doença parasitária provocada pelas larvas de moscas Cochliomyia hominivorax, Dermatobia hominis, e Cordylobia anthropophaga, vulgarmente conhecidas como "mosca varejeira", "mosca berneira" e "mosca tumbu", respectivamente.