Qual é o plural de vice-presidente?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Vice-presidentes é o plural de vice-presidente.

O termo vice é derivado do latim vice, que significa "em vez de". Exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Se for usado como um prefixo, um elemento de formação, permanece invariável no plural, devendo sempre ser seguido por hífen.

vice-presidenta - Wikcionário.

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-presidente, com hífen.

2) vice-coordenador (ambos os elementos em minúsculas): esta é a situação normal, uma vez que se trata de um substantivo comum. Os cargos não obrigam a grafar a palavra com maiúsculas.

Tem a função de substituir o Presidente no caso de viagem ao exterior ou impedimentos e sucedê-lo em caso de renúncia, morte ou destituição do cargo por processo específico.

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-prefeito, com hífen. Acompanhe os exemplos.

Portanto, podemos perfeitamente dizer: a presidente. Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinodiretordiretores
Femininodiretoradiretoras

Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-versa etc.

Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

Primeiro-cavalheiro é a versão masculina do termo primeira-dama e se refere ao esposo de um chefe de estado ou chefe de governo de um país.

O cargo de vice-presidente do Brasil já foi ocupado por 26 pessoas diferentes, com o primeiro sendo Floriano Peixoto e o mais recente Geraldo Alckmin. Para ser vice-presidente é necessário ser brasileiro nato e ter no mínimo 35 anos de idade.

Art. 7º Em caso de impedimento ou vaga do Presidente da República, serão sucessivamente chamados, como substitutos, ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

CF/1946, art 79, § 1º - "Em caso de impedimento ou vaga do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, O Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal."

Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente. Parágrafo único. O Vice-Presidente da República, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.

Nas formações com os prefixos ex-, vice-: ex-diretor, ex-presidente, vice-governador, vice-prefeito.

Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-secretário, com hífen. Acompanhe os exemplos. - O vice-secretário possui capacidade para substituir o secretário quando necessário.

1. Vice-tesoureiro. Aquele que deve intervir quando o tesoureiro não se faz presente, é um suplente. O vice-tesoureiro faltou na reunião.

Significado de Vice-secretário
substantivo masculino Aquele que pratica ou exerce funções análogas às de um secretário e possui capacidade para substituí-lo quando necessário.