Qual é o predador natural do leão?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quando estão em grupo, as hienas podem atacar o rei da selva. Inclusive, hienas e leões são grandes rivais na natureza.

Mas mesmo assim, ainda não é ele quem é o animal sem predador natural, você acredita? Pois é! Esse título está reservado para as verdadeiras donas do mar: as baleias orcas.

O fotógrafo ítalo-americano Antonio Busiello, de 38 anos, que mora em Los Angeles, passou três meses perto de Roatan Island, cerca de 50 quilômetros da costa de Honduras, para registrar os tubarões-cinzento-dos-recifes caçando os peixes-leão.

Luiz explica que, no Indo-Pacífico, o peixe-leão tem vários predadores naturais, entre eles alguns tubarões e garoupas.

Qual animal tem a mordida mais forte? Caso você esteja se perguntando: a da hiena é tão forte quanto a do leão.

O motivo? Bom, eles consideram a humanidade uma ameaça, apesar de nosso tamanho desproporcional. O fato é que leões não se importam muito com humanos, mesmo em safáris, e já se acostumaram como a presença deles, seja de carro ou à pé.

O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real. Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar.

Um ratel (Mellivora capensis), também comumente conhecido como texugo-do-mel, lutou valentemente pela sua vida enquanto uma mãe leopardo e seus dois filhotes muito maiores do que o pequeno animal se revezam tentando dominá-lo.

No confronto um a um o tigre leva vantagem, mas quando a disputa é maior os resultados se invertem. A conclusão é de que no embate um contra um, o tigre vence. Na natureza, é possível que o leão dê mais trabalho para o felino.

Na verdade, a carne das hienas não é muito nutritiva; então, se um leão matar uma delas, ele não ganha muito comendo-a, visto que a carne de hiena não tem muito a oferecer. Porque sua carne é impura, com toxinas e vetores de doenças.

A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae.

Lobo cinzento. Os lobos cinzentos formam uma matilha composta por um macho, uma fêmea e as suas crias. São incrivelmente fiéis ao seu parceiro e protegem os seus filhotes até à morte.

Com exceção das orcas e seres humanos, não existem predadores naturais para o tubarão-branco. Entretanto, esta espécie encontra-se classificada como vulnerável pela IUCN, devido à sobrepesca exploratória (visando a comercialização de suas nadadeiras, carne e óleo) e o bycatch (i.e. pesca acidental).

Por um processo de bioacumulação, o tubarão agrega metais pesados, como mercúrio e arsênio, presentes nos organismos que lhe serviram de alimento. Ingeridas além da conta, essas substâncias podem causar danos cerebrais.

Se você se pergunta se o tubarão come pessoas, a resposta é que sim. Isso pode acontecer, mas em casos muito raros. Quando uma população de tubarões tem seu habitat em uma área onde se sobrepõe a um grande número de pessoas, a probabilidade de ataques aumenta.

O uso do peixe-leão na culinária, além de ser uma inovação gastronômica, tem sido uma excelente oportunidade para o controle da espécie invasora e uma fonte de alimento e renda para as comunidades locais através do comércio.

Na verdade, eles são servidos em muitos dos melhores restaurantes, embora sempre fritos ou cozidos. Isso porque esse tipo de carne não fica muito saborosa quando grelhada. Uma das principais razões pelas quais o tubarão é consumido, além de seu preço, é porque é uma carne limpa de espinhos.