Qual é o primeiro mês do ano para os judeus?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

O Rosh Hashaná marca o Ano Novo Judaico e é o Dia do Julgamento, quando D'us determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Parte principal do serviço de Rosh Hashaná é o toque do shofar que desperta as pessoas para o arrependimento.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se da data mais importante e sagrada no judaísmo a ser realizada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, Ano Novo judaico.

Corresponde a agosto/setembro no calendário gregoriano. No árabe levantino o mês de Elul é pronunciado Eyloul ou Ayloule é o equivalente ao nono mês do calendário gregoriano (Setembro). O mês de Elul é um tempo de arrependimento na preparação para as Grandes festas no judaísmo de Rosh Hashaná e Yom Kipur.

Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam. A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor".

Em hebraico, o pedido de perdão, o arrependimento, se expressa por selichá ou mechilá. Palavra usada, por exemplo, na reza final de um ritual funerário judaico. Os vivos pedem ao morto selichá, um pedido de desculpas, um pedido de perdão. Expressam, enfim, seu arrependimento.

mês de setembro

O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).

É um calendário não-algébrico, isto é, não existe o ano zero no calendário Juliano-Gregoriano; passa-se diretamente de 31 de dezembro do ano 1 antes de Cristo para 1º de janeiro do ano 1 depois de Cristo.

setembro

O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, mês em que se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da Igreja Católica.

É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!

É costume desejar "Shana Tova”, que significa “Ano Bom”, ir à sinagoga e ouvir o toque do Shofar e comer maçã com mel. Faz parte da tradição presentear amigos e familiares com coisas doces - uma forma de desejar que o ano que chega seja doce.

Não se come nada temperado com vinagre em Rosh Hashaná ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas nestes dias.

Pelo calendário judaico, estamos no ano 5782. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei.

O Hanukkah cai em datas distintas a cada ano, devido ao calendário judaico ser diferente do calendário civil. Contudo, normalmente é perto do Natal cristão. Em 2021, a festividade aconteceu entre 28 de novembro e 6 de dezembro.

Publicado em 06/09/2021 - 08:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Shanatova umetuka. É assim que os judeus desejam um ano bom e doce. No dia 6 de setembro começa, para o povo judaico, o ano 5.782, contado a partir da "criação dos primeiros seres humanos", Adão e Eva.

O jejum do Yom Kippur é um dos rituais judaicos mais amplamente observados, mesmo entre aqueles que não vão regularmente à sinagoga. Kippur é um dia separado pela Torá para nós “praticarmos a abnegação” (Levítico 23:27).