Qual é o símbolo sagrado do judaísmo?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Estrela de seis pontas, ou hexagrama, o Maguen David – escudo de David, é composto por dois triângulos entrelaçados, e se converteu em um dos símbolos mais identificados com o povo judeu. Embora amplamente reconhecido hoje em dia como símbolo judaico, não parece ter tido papel tão distintivo no passado distante.

O Chai (leia-se rái) é um símbolo judaico representado pelas letras do alfabeto hebreu chet e yud. Significa “vida” e é utilizado por homens e mulheres tem o intuito de proteger aqueles que o usam.

Originário da Torá Escrita e da Bíblia Hebraica (também conhecida como Tanakh) e explorado em textos posteriores, como o Talmud, é considerado pelos judeus religiosos como a expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com os Filhos de Israel.

A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas (hexagrama), também conhecida como “escudo de Davi”. Não se sabe ao certo quando ela foi criada, mas alguns historiadores afirmam que ela é conhecida desde 4.000 a.C. E apesar de ser um dos símbolos mais fortes do judaísmo, ela não é de uso exclusivo desta religião.

O nome judaísmo deriva de Judá, uma das tribos do povo hebreu na Antiguidade. O idioma oficial da liturgia do judaísmo é o hebraico, que também é o idioma oficial do Estado de Israel.

Elas ficam liberadas de cumprir os preceitos divinos, mas permanecem subordinadas - em tempo e ações - ao marido, o lar, as crianças. Elas são donas da casa, eles são donos delas. De fato, até em hebraico a palavra "marido" é baal, que significa "dono, patrão, proprietário e donos do mundo."

Rituais. Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade). Os homens judeus usam o kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.

Isha é uma palavra que vem do sânscrito e quer dizer a consciência completa aqui e agora. Isha é também o nome de uma mulher nascida na Austrália e radicada na América do Sul há seis anos.

Exemplos: frutas, verduras, grãos, ovos e peixe. No entanto é importante seguir alguns cuidados: Frutas, verduras, grãos devem ser escolhidos para certificar que esteja isento de qualquer infestação. Ovos só podem ser consumidos se forem de aves Kasher como galinha e pata e não podem ter mancha de sangue.

Abraão, considerado o pai do povo judeu, estabeleceu um pacto com Deus. Moisés é considerado pelos judeus como um profeta superior a todos os demais, tratando-se ainda de um símbolo de libertação e independência pátria.

Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e a perfeição.

O Distintivo Judaico Durante a Era Nazista
Eles utilizaram o distintivo não apenas para estigmatizar e humilhar os judeus, mas também para segregá-los, observá-los e controlar seus movimentos. O distintivo também facilitou a deportação dos israelitas.

A bandeira foi desenhada para o Movimento Sionista em 1891. O desenho básico remete ao Talit, o xale ritual de oração judaico, que é branco com listras azuis. O hexagrama no centro é o Magen David ("escudo de David").

São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.

O uso dos termos D-us, Ad-nai e El-him
Devido ao terceiro mandamento (Não tomarás em vão o nome de YHWH), os judeus usam um apóstrofo nos nomes divinos mais sagrados, de forma a que o nome da divindade não venha a ser profanado por estar escrito em algum objeto comum.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Os cachos laterais (peiot) cultivados por alguns judeus ortodoxos são um símbolo de guarda dos Mandamentos e de identidade, indicando o grupo do judaísmo a qual pertencem. Quem tem o cabelo mais liso, às vezes, usa cera ou sabão para dar o shape.

Na tradição judaica, o namoro não existe com fins de entretenimento. Ele é reservado para homens e mulheres que estão, verdadeiramente, procurando sua alma gêmea. E estamos falando de um “namoro” bem diferente dos que vemos por aí.