Qual e o tipo de rocha de granito?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

rocha ígnea

O granito é um tipo comum de rocha ígnea, que é um tipo de rocha formada quando o magma é resfriado na camada subterrânea.

Rocha é uma associação natural de minerais (geralmente dois ou mais), em proporções definidas e que ocorre em uma extensão considerável. O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.

O Granito é uma rocha ígnea (magmática). Isso quer dizer que ele se forma no interior da crosta terrestre, resultado de um lento resfriamento e solidificação do magma.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas.

Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Os minerais que constituem o granito têm o tempo necessário para se desenvolver, apresentando-se com uma textura granular em que os minerais constituintes são bem visíveis e identificáveis.

O granito é uma rocha ornamental bastante versátil e pode ser aplicada em diversos revestimentos, como pisos, bancadas, fachadas, mesas, paredes, entre outros locais. Além disso, a ampla variedade de cores possibilita a utilização dessa rocha em diferentes projetos de arquitetura.

Exemplos de Rochas Metamórficas

  • Ardósia.
  • Anfibolito.
  • Xisto.
  • Mármore.
  • Gnaisse.
  • Quartzito.

Solos originados de rochas ígneas ácidas plutônicas (como granito) tendem a formar solos com mais areia grossa e/ou cascalho.

rocha metamórfica

O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.

O granito é uma rocha natural resultante do resfriamento da lava vulcânica. Por isso, é chamado de rocha magmática ou ígnea.

Já o granito, apresenta dureza entre 6 e 7 na escala mohs. A escala mohs indica o nível de dureza dos materiais naturais e classifica os elementos de 1 a 10, sendo 1 para os materiais menos resistentes e 10 para os mais resistentes.

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

rocha ígnea

Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. O magma que dá origem ao basalto é produto direto da fusão parcial do manto superior terrestre.

Segue abaixo alguns exemplos de rochas magmáticas:

  • Granito.
  • Diorito.
  • Diabásio.
  • Basalto.
  • Obsidiana.
  • Pedra pome.

Gnaisse é uma rocha metamórfica de médio a alto grau, portanto, foi submetida a temperaturas e pressões elevadas. É uma das rochas metamórficas mais comum. Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas.

São aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão.