Qual é o ultrassom mais importante na gravidez?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

Ultrassom Transvaginal
Considerado o ultrassom inicial, é realizado geralmente entre 6 e 10 semanas. Serve para datar a gestação e avaliar a posição de saco gestacional, identificar a presença de hematomas, o número de fetos e também se a gestação é gemelar ou múltipla.

Os exames mais importantes do segundo trimestre de gestação são os ultrassons, em especial o ultrassom morfológico. Esse exame, realizado por volta da 20ª semana de gravidez, confirma a idade gestacional e mostra o funcionamento dos órgãos do bebê: coração, rins, bexiga e estômago.

O ultrassom morfológico fetal é o exame ultrassonográfico mais importante da gravidez. Ele deve ser realizado pela via abdominal entre a 18ª e a 24ª semana de gestação. Nesta fase, o feto já se encontra todo formado, sendo possível identificar com relativa facilidade malformações presentes.

No geral, a ultrassonografia morfológica permite avaliar a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê e verificar se está ou não de acordo com os parâmetros considerados normais. Deste modo, possibilita o diagnóstico precoce de algumas doenças ou malformações.

Dá para confiar? Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

O exame mais confiável para saber a idade gestacional é o mais conhecido entre as mamães é a ultrassonografia. Recomenda-se realizá-la entre 8 e 12 semanas, para se ter uma maior precisão do cálculo. Por meio do exame, o tempo de gravidez se dá pelo tamanho do bebê.

Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

O exame de ultrassom 4D é ainda mais nítido e preciso, pois ele permite imagens em tempo real. Tanto o ultrassom 3D quanto o 4D podem ser realizados em qualquer momento da gestação. Mas, dependendo da idade gestacional, as imagens obtidas não serão satisfatórias.

Ultrassom em 3D
Esse já famoso ultrassom apresenta uma melhor definição e confirmação mais precisa de quaisquer anomalias. É com ele que você pode ver o rostinho do seu bebê!

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma sensação de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre.

Enquanto o obstétrico pode levar até 20 minutos, o ultrassom morfológico dura de 20 até 40 minutos, fazendo também mais imagens do bebê. O ultrassom morfológico tem imagem com melhor definição. Quando realizado a partir da 20ª semana, o exame identifica o sexo do bebê com 70% de precisão.

“Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal serve também para avaliar a translucência nucal (realizado entre 11 e 14 semanas) e pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas”, explica a doutora.