Qual é o único ser vivo que é acelular?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).

Vírus não possuem células, ou seja, são acelulares. Isso contrapõe a teoria celular, que diz que todos os seres vivos possuem células, dessa forma, os vírus não poderiam ser considerados vivos. Vírus só conseguem reproduzir-se no interior de uma célula. Vírus não possuem metabolismo próprio.

Os vírus são seres acelulares, ou seja, não são formados por células.

Tipos de células: as principais, como classificar e muito mais

  • Células reprodutoras.
  • Maiores células do corpo.
  • Células ósseas.
  • Células epiteliais.
  • Células cerebrais.
  • Células musculares.
  • Células sanguíneas.
  • Células-tronco.

Acelulares são os seres que não têm células. É o caso dos vírus. Unicelulares são os formados por uma única célula, como as bactérias.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

Uma das características mais marcantes dos vírus é o fato de esses organismos não possuírem células. A presença dessa estrutura é fundamental para classificar um ser como vivo de acordo com a Teoria Celular. É por essa razão que muitos autores afirmam que os vírus não são seres vivos.

Celulares são o compostos por células, já os acelulares são os desprovidos de células.

Os vírus são agentes infecciosos acelulares que, fora das células hospedeiras, são inertes, sem metabolismo próprio, mas dentro delas, seu ácido nucléico torna-se ativo, podendo se reproduzir.

Os vírus são divididos entre retrovírus (os que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são muito pequenos e simples, capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes.

Dessa forma, os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, simetria do capsídeo, presença ou ausência do envelope, tamanho e sensibilidade às substâncias químicas.

A única exceção são os vírus, organismos acelulares considerados por muitos estudiosos como seres vivos, por compartilharem de algumas características.

Eles são formados por cápsulas proteicas, chamadas de capsídio, que envolvem o ácido nucleico, que, por sua vez, pode ser um DNA ou um RNA, com exceção de poucos vírus que apresentam os dois tipos. O conjunto do capsídio com o ácido nucleico é chamado de nucleocapsídio.

As células que formam nosso corpo são chamadas de eucariontes, as quais se diferenciam das células procariontes por apresentarem núcleo delimitado pela membrana nuclear e organelas membranosas, como complexo golgiense, retículo endoplasmático e mitocôndrias.

óvulo

A maior célula humana é o óvulo, gameta sexual feminino. As mulheres já nascem com todos os seus óvulos, que começam a amadurecer na época da puberdade, cujo sinal é a primeira menstruação.

espermatozóide

Há células pequenas e grandes. A menor celula do corpo humano por exemplo, é o espermatozóide, ja a maior é o óvulo.

Seres unicelulares e seres multicelulares
A grande diferença entre os seres unicelulares e os multicelulares está no fato de que os primeiros são constituídos apenas por uma célula, enquanto os últimos possuem inúmeras células.

Células são as unidades estruturais e funcionais que constituem todos os seres vivos. Os únicos seres vivos que não possuem células são os vírus. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Os seres pluricelulares ou multicelulares são organismos formados por conjuntos de células semelhantes e interdependentes, que desempenham uma ou mais funções.

Acelulares são os seres que não têm células. É o caso dos vírus. Unicelulares são os formados por uma única célula, como as bactérias. Pluricelulares, ou multicelulares, são constituídos de duas ou diversas células, como os animais e as plantas.